Uma onça-pintada foi morta a tiros na zona rural do município maranhense de Lago da Pedra no domingo (23/1), colocada na garupa de uma motocicleta e exibida pela cidade. A onça está na lista dos animais que estão em extinção, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As imagens da onça morta na garupa da moto foram divulgadas nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, suspeito do crime ambiental foi identificado, mas até o momento, não foi localizado. Pela Lei de Crimes Ambientais, é proibido matar, perseguir, caçar e apanhar animais silvestres, sob pena de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa.
Em outubro do ano passado, no mesmo Estado, uma onça-preta, também ameaçada de extinção, foi morta dentro da área indígena Arariboia. Um vídeo da onça-preta morta nos braços do caçador foi exibido nas redes sociais e causou revolta. Três pessoas foram presas pelo crime. Com um dos presos foi encontrado o couro do animal, duas espingardas, munição calibre 20mm, pólvora e material utilizado na caça de animais silvestres.
Fonte: Globo Rural