Uma onça-pintada foi encontrada morta às margens da MT- 338, próximo ao distrito de Ana Terra, na zona rural de Tapurah, nessa quarta-feira (10). De acordo com a Polícia Militar, o animal pode ter sido atropelado por algum carro na rodovia. Um motorista flagrou o felino morto na pista.
Conforme a Polícia Militar, foi encontrado um veículo trancado e parado ao lado da via, a poucos metros de onde o animal estava.
Um vídeo feito por pessoas que passavam pelo local mostra o animal já sem vida. O felino tinha sangramento próximo da boca, causado pelo possível atropelamento.
Causas de mortes de onças em MT
O médico veterinário, especialista em onças, Jorge Salomão, informou que as principais práticas que levam à morte desses carnívoros no estado são caça de retaliação (medida adotada por proprietários agropecuários que tem seus animais mortos por alguma destas espécies de carnívoros) ou quando as pessoas são motivadas pelo medo ou esteriótipo de que onças são animais perigosos.
Ele também adverte que em nesses casos, sempre é necessário acionar os órgãos competentes, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Fonte: G1