EnglishEspañolPortuguês

CRIME

Onça-pintada é encontrada morta com mais de 50 perfurações

Animal foi encontrado em córrego no interior de São Paulo

17 de julho de 2021
Bruna Galati | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Laura Trujillo e Luís Palácios/Arquivo pessoal

Uma onça-pintada que era monitorada por um projeto ambiental foi encontrada morta no final de um córrego, às margens da Rodovia Penteado de Camargo, no interior de São Paulo, com mais de 50 perfurações de chumbo de espingarda.

O animal, conhecido como “Máscara”, era um dos seis acompanhados pela equipe e era fundamental para a sobrevivência da espécie na região do Contínuo de Paranapiacaba, segundo os pesquisadores que o portal G1 entrou em contato.

Segundo a fonte, a área é uma das três últimas onde existem populações de onças que ainda podem sobreviver por um longo período. A onça foi encontrada morta no dia 5 de julho e há suspeitas de que ela tenha sido morta na área rural e transportada de veículo até a ponte na rodovia, onde foi jogada para o córrego, no limite entre Guapiara e Capão Bonito.

Foto: Fundação Florestal/Divulgação

O projeto Fundação Florestal tem câmeras escondidas na mata para observar os animais. Máscara foi flagrado mancando, com um ferimento na pata direita. “Quando um bicho fica prejudicado e não consegue mais caçar presas naturais, ele começa a caçar o que está mais fácil. Então, ele estava comendo patos e galinhas nas casas do entorno”, explica a pesquisadora Beatriz, ao G1.

A fundação forneceu aos moradores da região equipamentos, como luzes automáticas e buzinas de propano, para afastar o animal. Eles pretendiam capturá-lo e cuidar de seus ferimentos, mas Máscara foi morto antes que a equipe pudesse ajudar.

De acordo com Beatriz, a Polícia Federal foi acionada após o acontecimento e vai investigar o crime ambiental.

Você viu?

Ir para o topo