Houve uma denúncia anônima. Quando a Polícia Militar Ambiental de Rondônia chegou à uma propriedade rural em Candeias do Jamari, era tarde. O couro de uma onça-pintada já estava esticado para secar ao sol, numa estrutura de madeira. O suspeito do crime, já que está proibida a caça desse felino em território nacional, alegou que o animal estava atacando seu rebanho e, por isso, o matou.
Como esta cidade está próxima a Porto Velho, a PM acredita que a onça-pintada não foi encontrada na região. Segundo o major Mauri Beutler, subcomandante da Polícia Ambiental, não há mais este tipo de felino próximo à Capital. O mais provável é que ele tenha sido abatido em alguma área com mais floresta, como o sul do Amazonas.
Segundo a Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente, para onde o infrator foi encaminhado, a pena provável será de multa ou prestação de serviços comunitários. Ele foi liberado após a autuação. Vale dizer: a onça-pintada consta da lista oficial das espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
Fonte: EPTV