A onça-parda que foi resgatada após passar cerca de 30 horas em cima de uma árvore no Bairro Nova Itirapina, em Itirapina, interior de SP, passou por exames e foi solta em uma área de preservação ambiental na noite de terça-feira (14).
O pesquisador Paulo Ruffino disse que existe a possibilidade de a onça voltar para a cidade, já que no local ela encontra alimento com facilidade. Também explicou que a reserva para onde o animal foi levado não é cercada e esse tipo de onça gosta de circular em plantações.
Resgate
O animal foi visto por moradores na manhã de segunda-feira (13). Homens do Corpo de Bombeiros tentaram capturar a onça de várias formas. Na primeira, foi utilizado um caminhão da companhia de energia, mas o veículo não atingiu a altura suficiente.
Uma equipe de biólogos e médicos veterinários da Associação Mata Auxiliar de Jundiaí, especializados em felinos, tentaram atirar dardos para obrigar a onça a descer, sem sucesso.
No início da tarde de terça, a equipe de resgate usou dardos tranquilizantes para sedar o animal. Com uma rede, a onça foi resgatada e examinada.
Especialistas acreditam que ela tenha deixado uma reserva florestal a 5 quilômetros da cidade para procurar comida e, acuada por cães, se refugiou na árvore.
Com informações do EPTV