Um vídeo divulgado na rede social do Batalhão da Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais mostra o momento da soltura da onça-parda encontrada dentro do banheiro de uma escola em Nova Lima no sábado (21). As imagens mostram a onça correndo em direção à mata.
Segundo o post, o animal que foi capturado com apoio de um médico veterinário e passou por avaliação clínica, antes de ser devolvido ao habitat.
David Miguel, de 9 anos, jogava bola na escola e foi o primeiro a encontrar o animal no sábado (21). O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Meio Ambiente foram acionados. A captura demorou cerca de duas horas para ser concluída.
Conforme os militares, a presença do animal foi percebida no momento em que era realizada uma atividade recreativa na quadra da escola. A onça estava escondida em um banheiro. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Ver essa foto no Instagram
O médico veterinário Marcos Mourão, que participou do resgate, avalia que o desmatamento pode ser uma das causas do aumento da presença de animais como este em grandes centros urbanos. “A gente sabe que isso aí tem acontecido devido ao grande desmatamento, às grandes queimadas, à destruição do habitat natural desses animais. Aí faz com que eles, na fuga, acabem atravessando essas cidades”, diz.
Ele ainda ressalta que em episódios como esse, o animal também tem medo do ser humano e só ataca em situação de sobrevivência. Por exemplo, se estiver em jejum prolongado ou defesa. “Se ela se sentir acuada ou estiver mais de 10 ou 15 dias em jejum”, explica.
A orientação, segundo o especialista, é evitar fazer muito barulho, sair do espaço onde o animal estiver devagar, e acionar pessoas competentes para o resgate do animal, o que pode ser feito pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Polícia Ambiental, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (190).
Fonte: G1