Uma onça parda foi vista nesta terça-feira (2) por funcionários do centro de abastecimento de água da Sanepar, em Cianorte, no noroeste do Paraná. Conhecida popularmente como suçuarana, o bicho passeou pela área que fica nos fundos da instituição lentamente e minutos depois desapareceu.
Conforme a Força Verde de Cianorte, a presença desse felino na região é comum. A Reserva Estadual das Perobas e a Mata do Rio Ivaí são abrigos naturais para esses e outros animais silvestres. “Normalmente no leito do rio os animais transitam para procurar comida e com isso um corredor de acesso é aberto”, explica o cabo Elio Furman.
A suspeita é de que a onça tenha desviado um pouco da rota que fazia para buscar alimento. “Nesses corredores há muitos tatus, pacas, cotias e provavelmente a onça estava atrás desses bichos, mas saiu um pouco do caminho”, conta o Cabo Furmann.
Mesmo com reservas legais e matas preservadas na região – há cerca de 15 mil alqueires – o professor do departamento de Zoologia da Universidade Estadual de Maringá, Erivelto Goulart, afirma que nos próximos anos será mais frequente o aparecimento dessas onças no meio urbano. “As reservas estão ficando cada vez menores e, para conseguir alimento, elas se arriscam em áreas urbanas para capturar animais domésticos”, conta o professor.
Segundo o professor, se esses felinos não encontrarem alimentação na mata, se sentirem acuadas, eles buscarão comida em áreas urbanas e, nesses casos, os animais domésticos, como bois e bezerros serão os mais atacados.
Fonte: G1