EnglishEspañolPortuguês

Onça parda é fotografada em Parque Nacional, no RJ

8 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Um dos registros do animal, próximo a sede Teresópolis do PARNASO (Foto: ICMBIO)

O projeto inventário de mamíferos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, desenvolvido pela própria equipe do Parque em parceria com o CENAP/ICMBio, registrou a presença da onça parda (Puma concolor) próximo à sede da Unidade de Conservação, em Teresópolis, no RJ.

O projeto foi selecionado em edital da Diretoria de Biodiversidade do ICMBio e recebeu apoio financeiro para 2010. Foram adquiridas 20 armadilhas fotográficas e equipamentos complementares. O CENAP cedeu outras 16 armadilhas para aumentar a cobertura em diferentes áreas do Parque. A equipe do projeto é formada por servidores, monitores, estagiários e voluntários e estão sendo amostradas no momento quatro trilhas.

A cada três semanas, a equipe percorre cada trilha para checar as armadilhas e verificar os registros. A onça parda foi registrada já no primeiro período de amostragem. Na última semana o animal, também chamado de Suçuarana, foi visto por um servidor atravessando a rodovia BR-116, que cruza o Parque, durante a madrugada. O analista ambiental José Alberto Campos se impressionou com a velocidade do animal. “Foi impressionante. A onça saiu da floresta e atravessou a estrada em apenas três passadas”.

Fonte: O Diário de Teresópolis

Você viu?

Ir para o topo