O 3° Batalhão de Polícia Ambiental de Praia Grande, litoral sul do estado de São Paulo, autuou um casal por tráfico de animais silvestres na última sexta-feira (9). A equipe da Polícia Militar parou uma van e durante a vistoria do veículo encontrou 61 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria) dentro de uma mala. A mulher foi levada à delegacia e verificou-se a reincidência da prática.
Com um mandado de busca e apreensão em mãos, a polícia se dirigiu até a casa da suspeita no bairro de Jardim Somar, Peruíbe (SP). Lá, foram recebidos pelo companheiro dela. Além do forte mau-cheiro, haviam animais em quase todos os cômodos da casa, inclusive uma onça-pintada (Panthera onca) acorrentada debaixo de uma cama. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a onça-pintada pertence à categoria “quase ameaçada” de extinção.
De acordo com a CNN Brasil, também foram encontradas nove cobras píton, uma jiboia, outros cinco jabutis e diversos ratos do tipo doméstico como camundongos (Mus musculus) e mercol (Rattus norvegicus). A Polícia Militar Ambiental informou que laudos veterinários constataram a situação de maus-tratos com todos os animais encontrados. Eles foram encaminhados para um mantenedouro de fauna na cidade de Pedro Toledo (SP).
O casal terá de pagar uma multa de R$551,2 mil pela posse irregular de animais silvestres. O homem, que também é reincidente em crimes ambientais, continua preso e à disposição da justiça. A mulher foi multada em R$ 427 mil pelo crime de transporte ilegal de animais silvestres e responderá em liberdade.