Soltura foi na manhã desta terça-feira (7). Animal passou 10 dias em tratamento na ONG Mata Ciliar, em Jundiaí.
A onça capturada em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, está pronta para voltar à natureza. Durante dez dias, passou por tratamento na ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, também interior. “Agora está ótima”, conta o veterinário Paulo Anselmo. O animal tem 1,60 metros e recebeu o nome de Rita, devido a cidade que foi capturada.
O onça viajou mais de 200 quilômetros até chegar na região que ganhou a liberdade nesta terça-feira (7). A área de mata escolhida é grande e tem outras sussuaranas. “Ela vai se dar bem, vai poder voltar a caçar”, diz Cristina Harume, coordenadora da Fauna Associação Mata Ciliar.
Captura
A operação para capturar uma onça-parda mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e uma associação ambiental. O animal, que invadiu casas e assustou moradores, foi capturado após cerca de sete horas de muito trabalho.
Boa parte do bairro Jardim Itália parou para acompanhar a captura da suçuarana. Um cerco foi armado em uma casa onde ela estava desde a madrugada. “A minha mãe foi abrir o portão e gritou que tinha um animal no carro. Meu irmão começou a bater no capô, eu deitei no chão para olhar e vi a onça. Eu tremia muito, porque dar de cara com uma onça às 6h30 não é brincadeira”, disse a dona de casa Luciane Tacon.
Uma tentativa de capturá-la com uma rede não deu certo. O animal chegou a ficar enroscado, mas conseguiu se soltar e pular o muro da casa. Em seguida, o felino saltou a cerca elétrica de outra casa e causou pânico entre os moradores. O animal se movimentou pela terceira vez e deixou os moradores nervosos.
Enquanto a operação acontecia, a onça saiu de um terreno e correu quatro quarteirões em grande velocidade. Com medo, entrou em outra casa e o morador conseguiu fechar a porta. “Ela entrou, deu uma bufada e abriu a boca, mas eu dei conta do recado e fechei ela dentro”, disse o morador.
Biólogos da Associação Mata Ciliar de Jundiaí e de Santa Rita do Passa Quatro conseguiram acertar tranquilizantes na onça. Após alguns minutos, ela foi examinada com detalhes.
Assista à reportagem aqui.
Fonte: G1