EnglishEspañolPortuguês

HABITAT AMEAÇADO

Onça 'caramelo' ameaçada de extinção é flagrada em Bertioga, no Litoral de SP

16 de junho de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Bertioga/ Divulgação

Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada passeando pelo Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga. A Fundação Florestal do Estado de São Paulo, que administra o local, divulgou nas redes sociais o fato ocorrido na quarta-feira (12) e explicou sobre a semelhança da espécie com o famoso meme do “cachorro caramelo”. Vale ressaltar que essa espécie de onça encontra-se em perigo de extinção.

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade de São Paulo conseguiu registrar as imagens da onça graças a uma “câmera trap”, conhecida pelo uso de sensores de movimento que são acionados automaticamente com o passar dos animais.

Segundo a Fundação Florestal, o flagrante aconteceu em abril deste ano, mas só foi divulgado agora. O órgão ambiental também informou que a última vez que a espécie acabou sendo registrada foi em novembro de 2023.

O animal foi carinhosamente apelidado de “onça caramelo”, em homenagem ao cachorro sem raça definida (SRD) mais famoso do Brasil. A publicação foi feita pela administração do núcleo de Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar nas redes sociais.

A espécie

Conforme informações divulgadas pela Fundação Florestal, a onça-parda está em perigo de extinção devido à destruição e à divisão do seu habitat natural, decorrente da expansão urbana, pecuária e agrícola. Também oferecem risco à espécie a caça esportiva, incêndios florestais e atropelamentos em rodovias.

A onça-parda está no topo da cadeia alimentar, ou seja, se alimenta de outros animais e não possui predadores naturais.

Fonte: A Tribuna

    Você viu?

    Ir para o topo