EnglishEspañolPortuguês

Onça resgatada em parque é devolvida à natureza

16 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A onça suçuarana fêmea resgatada nesta quinta-feira (13) no parque Vitória Régia foi devolvida à natureza no inicio deste fim de semana. O felino foi transportado do Zoológico Municipal até uma grande área de reserva ambiental pertencente a uma empresa da região.

O local exato da soltura não foi divulgado pelo Zoo a pedido da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

“A reserva possui mais de mil hectares de cerrado com suporte para um predador desse porte, que ingere em torno de um quilo e meio a dois quilos de carne por dia. A onça estava em ótimas condições e, assim que abrimos a caixa, saiu correndo”, comenta o diretor do Zoológico de Bauru, Luiz Pires.

A suçuarana que parou a avenida Nações Unidas nas imediações do parque Vitória Régia foi solta por volta das 17h45. Segundo Pires, o horário do pôr do sol foi escolhido para reduzir o nível de estresse do felino, que possui hábitos noturnos. “Desta forma, ela pôde se readaptar ao seu habitat num horário em que está acostumada a ficar em atividade”, observa.

Luiz Pires explicou que, após a captura, a onça foi hidratada com soro. “O animal estava extremamente cansado e, nesse estado, dificilmente se alimenta, por isso a gente solicitou à secretaria, com a maior brevidade possível, fazer a soltura”.

O diretor do Zoológico acrescentou que a fêmea é subadulta, deve ter de um ano e meio a dois anos de idade e, dentro de mais um ano, deverá entrar no seu período de reprodução. “Esperamos que ela cumpra o seu papel, reproduzindo e perpetuando a espécie”.

Segundo Pires, a onça não apresentava nenhum sinal evidente de alguma enfermidade, mas estava desidratada e magra. “Coletamos material para exames de laboratório. Os resultados comprovaram que o felino estava com saúde, portanto, de alta”.

A partir dos resultados, o Zoo comunicou a coordenadoria de fauna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que foi responsável pela escolha do local de destinação do animal. “É um animal de ocorrência em toda a região de Bauru”.

Na opinião de Pires, áreas de reserva em torno da cidade são importantes para manter a fauna. “Isso mostra o quanto são importantes as áreas de reserva, as Áreas de Preservação Ambiental (APAs). É justamente essa função que as APAs têm: oferecer local para que a fauna possa se manter e não invadir a cidade. A área urbana é que atualmente invade as áreas próximas às reservas onde os animais sempre viveram”.

Resgate

Era por volta das 16h30 quando a polícia e os bombeiros chegaram ao local. Pendurada no galho de uma das árvores que fica em frente ao playground do Vitória, a onça suçuarana fêmea estava bastante assustada.

Ainda não se sabe o horário que o animal chegou ali. Entretanto, um garçom que passava pelo local de madrugada jura que visualizou a onça de madrugada e, inclusive, acionou os bombeiros. A corporação nega.

Aos poucos, mais curiosos chegavam para ver a visitante inesperada. Visitante que nem é tão visitante assim. “Essa espécie vive no cerrado que cerca Bauru. Então, não é incomum encontrarmos ela na região”, disse o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), que é biólogo e abandonou a reunião da Fundação Regional de Saúde para acompanhar de perto o resgate.

Quanto mais gente chegava, mais a polícia ampliava a área de isolamento e mais a onça ficava assustada. Havia quatro carros de bombeiros, três viaturas da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Defesa Civil e os funcionários do Zoológico Municipal.

Em pleno horário de rush bauruense, o trânsito, no sentido Centro-Bairro, foi interditado na Nações Unidas.

Fonte: Jc Net 

Você viu?

Ir para o topo