A onça parda resgatada pela Polícia Ambiental na madrugada de segunda-feira (16) depois de ter sido atropelada na Rodovia Osni Matheus em Pederneiras (SP), teve sua morte induzida na última terça-feira (17).
De acordo os veterinários responsáveis pelo Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp em Botucatu (SP), a lesão do animal era grave e a recuperação seria praticamente impossível.
Segundo o diretor do zoológico de Bauru (SP), Luiz Pires, que acompanhou o resgate, o animal sofreu uma fratura grave na coluna cervical. O diagnóstico foi dado pelo Hospital Veterinário de Botucatu, para onde a onça foi levada após ser anestesiada. O felino passou por uma ressonância magnética e a equipe de veterinários identificou fraturas na coluna e rompimento da medula óssea.
A onça parda era adulta e pesava 53 quilos. Ele foi atropelado por um veículo próximo ao córrego dos Patos, entre Macatuba e Pederneiras. O primeiro exame de raio-x constatou apenas escoriações e ferimentos nas patas, mas uma avaliação mais aprofundada no hospital confirmou a fratura na coluna, que deixaria o animal impossibilitado de andar. O corpo da onça parda será utilizado pela Unesp para estudo do esqueleto e educação ambiental.
Fonte: G1