EnglishEspañolPortuguês

Onça ameaçada de extinção é vista na Reserva Salto Morato

10 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ameaçada de extinção, a onça parda, também conhecida como Puma, tem aparecido na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no litoral do estado. Três animais adultos têm sido vistos por meio das câmeras instaladas no local. A onça parda é o segundo maior felino do país, atrás apenas da onça pintada que não é mais vista solta no litoral paranaense. Mamíferos de médio e grande porte ameaçados de extinção são monitorados mensalmente na reserva e com isso foi verificada a presença constante das onças pardas. Segundo o administrador da reserva, Eros Ferreira, animais desse porte precisam de uma grande área de floresta contínua para sobreviver e em Salto Morato, que tem uma área de mais de 2.200 hectares de Mata Atlântica, a vivência dessa onça só é possível devido à preservação de florestas de áreas vizinhas à reserva.

Em média, a onça parda pesa 40 quilos e se alimenta de presas como tatu, capivara e cateto, que também está ameaçado de extinção, mas que está presente na reserva.

Além da Reserva Salto Morato é possível encontrar a onça parda no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do estado. No interior do Paraná, pela baixa quantidade de florestas, a onça parda também aparece invadindo fazendas e propriedades rurais.

Fonte: Band News FM

Você viu?

Ir para o topo