O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou nesta terça-feira (7) mais oito casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Com os novos números, todos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, as catalogações registradas neste ano sobem para 73. São 68 autóctones e cinco importadas, originadas de outras cidades.
Dos casos divulgados nesta terça-feira (7), dois são no Jardim Aviação e outros dois no Jardim Cobral. Já os demais cães foram constatados com a doença no Jardim Humberto Salvador, Residencial Monte Carlo, Parque Cerejeiras e Residencial São Paulo. O CCZ informou ainda que, das oito confirmações, duas foram feitas por clínica particular.
Do total de registros confirmados até o momento, o órgão pontuou que 11 cães ainda não foram entregues para o procedimento de morte induzida. Assim, os casos seguem em processo judicial.
O CCZ informou que no próximo sábado (11) haverá plantão para chipagem de cães. O atendimento será das 8h às 16h, em horário ininterrupto, na Avenida Ana Jacinta, na Praça da Juventude e da Longevidade “Lucas Nalini Paschoalin”, na Cohab. O plantão é para atender aos animais do bairro cujos tutores não estavam em suas residências quando a equipe passou realizando o trabalho casa a casa.
Nota da Redação: Matar animais pelo simples fato de estarem contaminados com a leishmaniose é uma prática antiética e cruel. A doença tem tratamento, esses animais têm o direito à vida e merecem receber os cuidados necessários.
Fonte: IFronteira