EnglishEspañolPortuguês

CHOCANTE

"O som da cabeça batendo no ônibus foi horrível": cavalo explorado colide com automóvel em avenida movimentada

Ainda não se sabe se o cavalo fazia passeios turísticos ou corridas com charrete

24 de fevereiro de 2025
Júlia Zanluchi
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um vídeo chocante mostra um cavalo claramente assustado correndo descontroladamente pela O’Connell Street, uma das principais vias de Dublin, na Irlanda, puxando uma charrete. Ele colidiu com a traseira de um ônibus, tombou e, em seguida, seguiu em disparada pela rua, deixando espectadores em pânico e indignados.

O incidente, que ocorreu em uma das áreas mais movimentadas da capital irlandesa, reacendeu o debate sobre a exploração e o abuso de animais no país. A Garda (polícia irlandesa) confirmou que está investigando o caso, mas, para ativistas e ONGs, o caso é mais um exemplo da falta de fiscalização e de políticas públicas efetivas para proteger os animais.

Uma testemunha disse que estava esperando no semáforo da O’Connell Bridge quando o cavalo passou pela ponte em direção ao sul a todo galope, estava muito rápido. “Ele colidiu com a traseira de um ônibus, tropeçou, depois se levantou e saiu galopando. O som da cabeça dele batendo no ônibus foi horrível”, afirmou.

A instituição de caridade My Lovely Horse Rescue, que resgata e reabilita animais em situação de vulnerabilidade, foi uma das primeiras a se manifestar sobre o ocorrido. Em uma publicação nas redes sociais, a organização descreveu o incidente como “cenas tristes na capital de Dublin” e expressou preocupação com o bem-estar do cavalo e dos pedestres que estavam no local.


“Esperamos que este pobre cavalo esteja bem e que nenhum membro inocente do público tenha se machucado”, disse a organização. “Estamos pedindo novamente por uma unidade dedicada da Garda para crimes contra animais. Isso precisa parar.”

A entidade também destacou que suas equipes têm sido sobrecarregadas com casos de abuso e negligência, incluindo cavalos mortos em terrenos públicos, cães abandonados e maltratados. “Por que isso não está recebendo a atenção que merece? O que será necessário para que medidas significativas sejam tomadas para resolver a crise animal na Irlanda?”, questionou a organização em uma postagem no Instagram.

Exploração de cavalos no país

Ainda não saíram informações dizendo se o cavalo estava puxando charretes para passeios, como em diversas cidades turísticas ao redor do mundo, ou em uma corrida de cavalos com charrete, chamadas de Sulky no país, apenas se sabe que ele foi explorado e teve sua vida colocada em risco.

O uso de cavalos em corridas de charrete, conhecidas como “sulky racing”, é uma prática comum em algumas regiões da Irlanda, ligada a condições precárias e à exploração dos animais. Esses cavalos são submetidos a treinamentos brutais, vivem em condições inadequadas e são forçados a correr em situações de risco, como a mostrada no vídeo.

“Essas pessoas me enojam”, desabafou um usuário nas redes sociais. “Espero que este pobre cavalo esteja bem. Precisa haver uma proibição total das corridas de charrete.”

Outros internautas destacaram que o incidente pode não ter sido uma corrida, mas sim o resultado de um cavalo assustado que perdeu o controle. “Provavelmente o cavalo se assustou e saiu correndo. Espero que ninguém tenha se ferido gravemente”, escreveu outra pessoa.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do cavalo, mas para os ativistas uma coisa é clara: a Irlanda precisa enfrentar sua crise animal com seriedade e urgência, antes que mais vidas – humanas e não humanas – sejam colocadas em risco.

“O que mais precisa acontecer para que o governo e as autoridades tomem uma atitude?”, questionou a My Lovely Horse Rescue.

    Você viu?

    Ir para o topo