Imagens dramáticas divulgadas nas redes sociais mostram o desespero de vacas arrastadas pela força das águas durante as enchentes que atingiram Angra dos Reis, a 150 km do Rio de Janeiro, no último fim de semana. Os vídeos, publicados na plataforma X (antigo Twitter), registram os animais lutando inutilmente contra a correnteza, sem qualquer chance de fuga.
A gravação foi feita no bairro Parque Mambuca, uma das áreas mais afetadas. De acordo com a Defesa Civil local, nenhum resgate foi acionado para ajudar os animais, deixando-os à mercê da destruição.
O governador Cláudio Castro (PL) criticou a falta de suporte do governo federal no enfrentamento da tragédia, afirmando que nenhum representante de Lula entrou em contato para oferecer ajuda. Já o secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, rebateu, acusando Castro de fazer politicagem e defendendo a atuação da União.
Enquanto autoridades discutem, animais e moradores seguem vulneráveis, reféns de uma natureza cada vez mais impiedosa em razão das mudanças climáticas – e da falta de ações efetivas para protegê-los.
🐄🇧🇷 Vacas são levadas pelas enchentes em Angra dos Reis
Além de deixar centenas de pessoas desalojadas, as chuvas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, também deram sofrimento aos animais. Em um vídeo que circula nas redes sociais neste domingo (6), algumas vacas foram vistas… pic.twitter.com/y08YNuZfjC
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 6, 2025