Crianças e pais só querem ir ao zoológico durante o verão. É mais quente e mais confortável, e os animais estão todos em plena exibição. Mas, diferentemente dos turistas que vêm visitar, os animais têm de ficar para trás e viver lá durante todo o ano.
Quando o inverno chega, funcionários do zoológico muitas vezes fazem o que podem para torná-los confortáveis. A única coisa que eles não podem evitar, porém, é a solidão que acompanha os meses de inverno mais longos, principalmente em países mais frios.
Muitas pessoas acreditam que os jardins zoológicos são instituições cruéis. Quando você ver como estes animais sofrem durante os meses solitários de inverno, você vai concordar…
Em uma série de fotos dramática feita por Toni Amengual, vemos o desespero que esses animais passam durante os meses de inverno.
Nas fotos, o fotógrafo espanhol destaca a solidão que todos os animais sentem quando o número de visitantes diminui consideravelmente.
Apesar dos zoológicos ficarem abertos durante todo o ano, o pico de visitas são exclusivamente durante o verão, principalmente nos países mais frios.
Talvez o aspecto mais interessante das fotos é o fato de que, embora os animais sejam bem tratados pelo zoológico (geralmente), eles ainda lidam com outras questões.
Em última análise, eles só querem ser livres.
“Um zoológico é uma cidade em uma cidade. A construção humana a ser protegida na natureza”, diz a descrição do projeto.
“…Um lugar onde a segurança é paga com a liberdade.”
Possivelmente pior, eles também perdem a capacidade de interagir com qualquer outra coisa sem ser separados por vidro ou cercas.
Fonte: Blog do Blux