Gabriel, o porco albino que tinha como tutor Josimar da Silva Melo, faleceu hoje, pouco tempo após dar entrada no Hospital Veterinário da USP em São Paulo.
Gabriel foi retirado de um haras no interior de São Paulo por Josimar. “Ele seria vendido para ser morto, mas quis o destino que fosse diferente”. A afeição por Gabriel fez com que Josemar se transformasse em vegetariano, e ele dizia que seu anjo-da-guarda havia vindo na forma de um porco. Gabriel faria quatro aninhos no dia 23 de junho.
Eu já havia visto o Gabriel e Josimar, em alguns programas como o Jô Soares e a Ana Maria Braga e outros, e conhecia a linda história desse ser que em cada passo deixava seu rastro na mente das pessoas, não só de admiração pelo seu tamanho e aparência, mas sobretudo pela sua inteligência e seu carisma, trazendo à tona uma célebre frase da qual todos os carnívoros racionais, devem fazer a si mesmos: – Se você ama uns, porque come outros?
Hoje, por uma coincidência, me uni em pensamento pela saúde do porco Gabriel. Liguei para o Nico do Taxi-Dog (11-8385-2244), para o resgate de uma mãezinha com cinco filhotes embaixo de um viaduto, quando ele estava transportando o Gabriel para o Hospital Veterinário da USP, e fui eu que lhe pedi para tirar algumas fotos dele, tamanha a minha admiração por este animal, não só ser bem cuidado e bem tratado, como um verdadeiro membro da família, mas por imaginar a quantidade de pessoas que ele transformou em seu caminho, pessoas que depois de conhece-lo se transformaram, e transformam seus conceitos e seus sentimentos pelos animais.
Em poucas horas, da alegria em conhecê-lo, para a tristeza de sua morte tão súbita e inesperada, que os veterinários atribuíram a uma parada respiratória. Mas a mim me pareceu que Gabriel deve ter sentido que completou sua missão aqui na Terra.
As últimas fotos de Gabriel tiradas pelo celular do Nico, e que divulgo, foram autorizadas pelo Josimar, que sem poder dividir com outros a imensa dor da sua perda de seu filho, seu anjo Gabriel, nos deixa essa última lembrança desse anjinho de quatro patas.
Gabriel será cremado e Josimar irá acompanhar a cremação.
A escolha por um porco surgiu da perda de uma cadela, conta Josimar. Gabriel vivia com outros dois cachorros em uma casa. Alice, uma cadela vira-lata de quatro anos e Orfeu, uma mistura de pastor alemão e labrador, com sete anos. “A convivência era pacífica e nunca se estranharam. O Gabriel é parte da minha família. Ele tem sobrenome, um quarto só dele, usa protetor solar para sair de casa, toma banho toda semana, adora melancia e além de inteligente e carinhoso, tem uma personalidade muito forte.
“É fundamental ter muita responsabilidade para cuidar de um animal, seja ele qual for” (Josimar da Silva Melo)
Aqui um dos últimos vídeos do Gabriel, que agora descansa em paz, pois todos os animais merecem o céu.