Os cientistas descobriram que o impacto da água engarrafada no meio ambiente é 3.500 vezes maior do que o da água de torneira.
A pesquisa é inédita e examina o impacto, para o meio ambiente, do consumo de garrafas d’água na cidade de Barcelona, onde o produto está se tornando cada vez mais popular, mesmo com a melhora da qualidade da água de torneira nos últimos anos.
O estudo, conduzido pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), descobriu que se toda a população da cidade consumisse somente água engarrafada, o resultado seria um custo de extração de recursos naturais 3.500 vezes maior, $83.9m por ano, do que se todos bebessem somente água proveniente da torneira.
Pesquisadores também definiram que o impacto das garrafas plásticas nos ecossistemas é 1.400 vezes maior do que aquele resultante do consumo da água de torneira.
Os cientistas concluíram que a redução nos impactos ambientais compensa o pequeno risco de câncer de bexiga associado ao hábito de beber água da torneira. O processo de tratamento de água gera níveis baixos de trihalometanos (THM), que são associados a um potencial risco de desenvolvimento do câncer de bexiga, porém os níveis de THM na água são regulamentados na União Europeia, o que reduz o contato da população com o composto químico.
A principal autora do estudo, Cristina Villanueva, uma pesquisadora do ISGlobal, disse em um depoimento: “Questões de saúde não justificam o consumo generalizado da água engarrafada. Claro, se formos interpretar literalmente, beber água proveniente da torneira é mais danoso para a saúde, mas quando colocamos na balança o impacto ambiental do plástico presente nas garrafas, as desvantagens tornam-se mínimas.
Nos Estados Unidos, 17 milhões de barris de petróleo são necessários para produzir a quantidade de plástico que as garrafas de água consumidas demandam. Além disso, no Reino Unido, a água de garrafa é pelo menos 500 vezes mais cara do que a água de torneira.
Villanueva acrescentou: “Eu acredito que esse estudo pode ajudar a reduzir o consumo de garrafas de água, mas precisamos de mais regulamentações nesta área para que haja mudança.”
“Por exemplo, em Barcelona, poderíamos ter campanhas educacionais para alertar o público de que os benefícios para a saúde da água engarrafada são mínimos, se comparados ao seu impacto ambiental. Nós precisamos também melhorar o acesso da população a fontes de água públicas, como bebedouros e prédios públicos onde você pode levar sua própria garrafa e enchê-la para não precisar comprar uma.”
“Pessoas confiam em água engarrafada, porque as empresas que as vendem fazem uma ótima propaganda, convencendo todos de que é a melhor opção e a mais segura, então precisamos nos basear nesse esforço que eles fazem para promover seu produto, e fazer o mesmo do nosso lado.”