EnglishEspañolPortuguês

CELEBRAÇÃO INCLUSIVA

O futuro chegou: espetáculo silencioso de drones criado especialmente para animais substitui fogos de artifício em festa pública

Com imagens de cães e gatos projetadas no céu e zero ruídos, a inovação tecnológica une diversão e bem-estar animal, provando que é possível celebrar sem fazer mal aos animais.

3 de julho de 2025
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Pets Plus Us

Os céus sobre um parque em Toronto foi iluminado um dia antes das celebrações do Dia do Canadá, com drones apresentando um pré-show silencioso no lugar dos fogos de artifício.

Na noite de 30 de junho, tutores com cães e gatos se reuniram no Garrison Commons, em Fort York, para experienciar o #ReclaimTheSkies, um espetáculo de drones silencioso criado especialmente para animais e celebrações inclusivas.

A campanha pet-friendly, organizada pela Pets Plus Us, recriou as cores vermelha e branca da data nacional através dos olhos dos animais, oferecendo aos tutores formas mais acessíveis e “humanas de celebrar” o aniversário do Canadá.

“O espetáculo de drones vai além dos fogos de artifício, é sobre reinventar a tradição com empatia, segurança e alegria compartilhada”, disse Jamie Maxfield, diretora de marketing da Pets Plus Us, em um comunicado.

Mais de 400 pessoas compareceram ao evento com seus cães e gatos, onde drones formaram uma coreografia vibrante com imagens canadenses e temáticos para animais domésticos, incluindo gatos, a bandeira do Canadá e imagens personalizadas de animais enviadas por tutores nas semanas anteriores ao evento.

A Pets Plus Us afirmou ao Now Toronto que o espetáculo recebeu feedback positivo, com participantes agradecendo pela consideração com as necessidades de seus animais.

Como 68% dos gatos e 67% dos cães demonstram sinais de medo ou ansiedade ao ouvirem fogos de artifício e um número similar de tutores expressa preocupação, a organização buscou alternativas para esse problema antigo. “A celebração nunca deve vir às custas do bem-estar dos nossos animais”, acrescentou Maxfield.

A organização espera que a campanha incentive uma mudança rumo a planejamentos mais inclusivos para animais domésticos, especialmente em um país onde 58% dos lares têm um gato ou cachorro.

“A Pets Plus Us acredita que inclusão de verdade vai além de levar os animais junto, significa criar experiências pensadas para eles. Quando os planos os consideram, todos ganham: os animais ficam mais calmos, os momentos se tornam mais ricos e nosso vínculo com eles se fortalece”, diz o comunicado.

Enquanto isso, a cidade de Toronto afirma que está considerando mais espetáculos de drones no futuro. Em um comunicado por e-mail na quarta-feira (02/07), a prefeitura informou ao Now Toronto que recentemente firmou contratos de cinco anos para shows de drones.

A cidade diz que, por enquanto, não há planos de substituir os fogos produzidos oficialmente, mas os drones estão sendo estudados como um elemento visual adicional em eventos selecionados.

Enquanto Toronto avalia a possibilidade de mais espetáculos de drones, a apresentação gerou debates online sobre o uso de fogos, com muitos internautas manifestando entusiasmo pela novidade.

“Adoro fogos de artifício, mas minha cachorra entra em pânico total, ela treme violentamente e fica ofegante. Não me importo de entrar numa nova era e substituir fogos por algo tão espetacular, mas menos barulhento e perigoso”, comentou um usuário no Reddit.

“Apoio totalmente drones no lugar de fogos! Eles conseguiram até imitar o efeito de ‘faíscas’ em alguns momentos”, disse outro.

“Muito melhor que fogos. Eles só atraem comportamentos ruins e são horríveis para o meio ambiente”, opinou um terceiro.

    Você viu?

    Ir para o topo