EnglishEspañolPortuguês

DISQUE-DENÚNCIA

Número de denúncias de maus-tratos a animais cresce 111,6% em 2021 no Paraná

No primeiro quadrimestre do ano, foram efetuadas prisões em flagrante de 50 pessoas que infringiram a lei de combate aos maus-tratos a animais

6 de julho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Aumentou em 111,6% o número de denúncias de maus-tratos a animais domésticos no Paraná. Os dados relativos aos primeiros cinco meses de 2021 foram levantados pelo Disque Denúncia 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

No mesmo período do ano anterior, 2.298 denúncias foram registradas. Neste ano foram 4.864 – todas feitas através da ferramenta de registro de ocorrências da Sesp. Apenas em janeiro foram 1.233 denúncias registradas.

No primeiro quadrimestre do ano, segundo a secretaria, foram efetuadas prisões em flagrante de 50 pessoas que infringiram a lei de combate aos maus-tratos a animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. No mesmo período de 2020 foram 34 prisões.

A Sesp considera maus-tratos manter animais em ambiente insalubre; mantê-los presos a correntes ou cordas com restrição de movimentação; agredi-los; abandoná-los e não alimentá-los. Quando são submetidos a essas condições, os animais costumam ser resgatados pelo poder público e encaminhados para secretarias municipais e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Para denunciar crimes de maus-tratos no Paraná, a testemunha deve recorrer à Polícia Civil, que pode ser acionada pelo telefone 181. Em Ponta Grossa, município paranaense, as denúncias também podem ser feitas através do WhatsApp. O número é o (42) 99827-9684. Ainda é possível registrar a ocorrência através do 153, da Guarda Civil Municipal.

As autoridades pedem que as denúncias sejam realizadas de maneira responsável, com o máximo de informação possível e, caso exista essa possibilidade, com fotos ou vídeos.

Você viu?

Ir para o topo