EnglishEspañolPortuguês

DESESPERO

Número de animais deixados para trás por fugitivos da guerra na Ucrânia é cada vez maior

9 de março de 2022
Thayanne Magalhães l Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Um homem carrega seu cachorro enquanto foge lutando em Irpin através de uma ponte destruída depois que as forças russas entraram na cidade em 07 de março de 2022 em Irpin, Ucrânia (Foto por Chris McGrath/Getty Images)

Milhares de animais domésticos estão sendo deixados para trás na fuga de civis da Ucrânia. O desespero para fugir às pressas dos bombardeios da Rússia, acaba fazendo com que muitas famílias deixem seus companheiros em abrigos ou na fronteira com outros países.

O enviado especial da CNN Brasil à Ucrânia, Mathias Brotero, visitou um dos locais que está funcionando 24 horas por dia para receber animais em Lviv, cidade próxima à fronteira com a Polônia.

Muitos deles são resgatados por voluntários e chegam doentes, machucados e com fome. Outros estavam em centros de reabilitação.

Ainda não há um balanço de quantos animais foram acolhidos nestes abrigos em toda a Ucrânia, mas uma voluntária destaca que a maior parte dos que foram resgatados são gatos, que chegam estressados, necessitando cuidados especiais.

“Recebemos muitos animais de Kiev e alguns estão realmente doentes, com problema na coluna. Eles não conseguem andar por conta própria. Temos um que está muito doente e precisa receber tratamento especial”, disse Natalia, uma voluntária do abrigo.

A boa notícia é que o número de doações também aumentou. Como nem todos os animais podem ser transportados, os suprimentos vão para outras cidades.

Muitos tutores também prometem voltar para buscar seus companheiros quando a situação estiver controlada e países que fazem fronteira com a Ucrânia, como a Polônia e Romênia flexibilizaram a entrada dos animais, sem apresentar vacina ou microchipagem.

Você viu?

Ir para o topo