Milhares de animais domésticos estão sendo deixados para trás na fuga de civis da Ucrânia. O desespero para fugir às pressas dos bombardeios da Rússia, acaba fazendo com que muitas famílias deixem seus companheiros em abrigos ou na fronteira com outros países.
O enviado especial da CNN Brasil à Ucrânia, Mathias Brotero, visitou um dos locais que está funcionando 24 horas por dia para receber animais em Lviv, cidade próxima à fronteira com a Polônia.
Muitos deles são resgatados por voluntários e chegam doentes, machucados e com fome. Outros estavam em centros de reabilitação.
Ainda não há um balanço de quantos animais foram acolhidos nestes abrigos em toda a Ucrânia, mas uma voluntária destaca que a maior parte dos que foram resgatados são gatos, que chegam estressados, necessitando cuidados especiais.
“Recebemos muitos animais de Kiev e alguns estão realmente doentes, com problema na coluna. Eles não conseguem andar por conta própria. Temos um que está muito doente e precisa receber tratamento especial”, disse Natalia, uma voluntária do abrigo.
A boa notícia é que o número de doações também aumentou. Como nem todos os animais podem ser transportados, os suprimentos vão para outras cidades.
Muitos tutores também prometem voltar para buscar seus companheiros quando a situação estiver controlada e países que fazem fronteira com a Ucrânia, como a Polônia e Romênia flexibilizaram a entrada dos animais, sem apresentar vacina ou microchipagem.