EnglishEspañolPortuguês

LONGEVIDADE

Novo documentário exalta desempenho de atleta vegano de 87 anos em provas extremas

Paul Youd é um maratonista experiente que costuma fazer campanhas de arrecadação para ONGs de proteção animal.

21 de abril de 2025
Liam Pritchett
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Short Stop Films / Instagram

Um próximo curta-metragem acompanhará Paul Youd, corredor vegano de 87 anos, em sua tentativa de completar 100 ultramaratonas antes de seu centésimo aniversário.

More Like Paul é dirigido por Damian Sciberras, da Short Stop Films, um cineasta de impacto baseado em Devon que trabalha no documentário há dois anos.

Em uma publicação no Instagram com o trailer de More Like Paul, Sciberras descreveu Youd como “incrível” e disse que o filme será um “documentário inspirador sobre resiliência, propósito e o poder de liderar pelo exemplo — em qualquer idade”.

Youd precisará completar, em média, cerca de seis ultramaratonas por ano para atingir sua meta de 100. Sciberras revelou recentemente no Bloody Vegans Podcast que Youd já completou aproximadamente 20 até agora.

‘Estou tão saudável quanto sempre fui’

Youd é um corredor experiente e arrecadador de fundos. Em março, ele completou uma ultramaratona de 50 km para arrecadar dinheiro para a Viva!, uma instituição de caridade pelos direitos dos animais. O grupo Running On Plants — que oferece conselhos e desafios para quem quer conhecer mais sobre corrida e alimentação vegetal — apoia os esforços de Youd. Ele também é membro do Vegan Runners.

“Quero fazer o máximo que puder pelos animais”, disse Youd no trailer. “As pessoas usam a palavra ‘compassivo’, mas prefiro a palavra respeito. Você deve respeitar a vida de um animal.”

Em entrevista à BBC, Youd contou que não sente mais dor da osteoartrite debilitante que tinha antes de adotar uma dieta vegana há 20 anos. Vários estudos indicam que uma alimentação à base de plantas pode reduzir inflamações, aliviar dores nas articulações e promover longevidade.

Youd completou sua primeira ultramaratona em 2021 — os 100 km da costa a costa de Devon — e também está se desafiando a fazer um milhão de flexões antes dos 90 anos. Ele faz pelo menos 1.000 a cada três dias e ultrapassou a marca de 650.000 em 2023.

“Estou tão saudável quanto sempre fui, tão em forma quanto sempre fui, e estou vivendo minha melhor vida”, disse Youd. “Não tomo remédios e quero continuar enquanto puder.”

Traduzido de Plant Based News.

    Você viu?

    Ir para o topo