EnglishEspañolPortuguês

ÍNDIA

Novo aplicativo visa reduzir mortes de elefantes e conflitos com seres humanos

11 de agosto de 2024
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

O estado de Assam, na Índia, lançou um aplicativo móvel com o objetivo de reduzir conflitos entres elefantes e seres humanos. O aplicativo, chamado Haati, alerta as pessoas sobre a aproximação de manadas de elefantes, permitindo que elas se afastem e evitem confrontos.

Assam abriga uma das maiores populações de elefantes da Índia, e a interação entre humanos e elefantes na região tem resultado em um elevado número de mortes, tanto de pessoas quanto dos próprios animais. Conservacionistas alertam que os elefantes em Assam estão se tornando mais agressivos devido à diminuição de seus habitats, que estão sendo progressivamente invadidos, inclusive em seus tradicionais corredores de migração.

Dados oficiais citados pelo Hindustan Times em março deste ano revelam que 1.701 pessoas foram mortas por elefantes na Índia entre 2020 e 2024. Para enfrentar essa situação, o aplicativo Haati foi desenvolvido pela Aaranyak, uma organização de biodiversidade do nordeste da Índia. Além dos alertas, o aplicativo inclui um formulário para que vítimas ou seus familiares possam solicitar indenização ao governo local em casos de ferimentos ou mortes causados por ataques de elefantes.

A Aaranyak também lançou um manual sobre cercas movidas a energia solar, que podem ser usadas para deter elefantes e proteger as comunidades. De acordo com a organização WWF, restam menos de 50.000 elefantes asiáticos na natureza, e estima-se que meio milhão de famílias na Índia sejam afetadas anualmente por elefantes que invadem plantações em busca de alimento.

    Você viu?

    Ir para o topo