EnglishEspañolPortuguês

INOVAÇÃO

Novo aparelho permite que tutor saiba o paradeiro do cão o tempo todo

2 de setembro de 2022
4 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | YouTube

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia criaram um novo dispositivo que pode deixar os tutores de animais mais tranquilos sobre o paradeiro deles.

O PetTrack usa uma combinação de sensores para fornecer a localização interna precisa e em tempo real de um animal. Sensores sem fio de rádio de banda ultralarga (UWB) localizam o animal e os acelerômetros determinam se ele está sentado ou se movendo, independentemente de objetos ou paredes no caminho, fornecendo aos tutores mais detalhes sobre o que seu animal está fazendo do que uma câmera ou GPS.

Tudo isso está localizado em um pequeno sensor que pode ser colocado em uma coleira e pode ser visualizado por meio de um aplicativo de smartphone. “O PetTrack compreende duas coisas: uma é saber a localização interna do animal e a segunda é tentar entender sua atividade”, explicou Ashutosh Dhekne, professor assistente da Escola de Ciência da Computação, ao TechXplore.

Dhekne e seus alunos apresentaram a pesquisa no artigo “PetTrack: Tracking Pet Location and Activity Indoors” no BodySys 2022 em julho, um workshop sobre sistemas de computação centrados no corpo que fez parte do MobiSys 2022 em Portland, Oregon.

Como funciona o PetTrack

A combinação inovadora de sensores do PetTrack o torna único em comparação com outros dispositivos de monitoramento de animais.

O sinal sem fio de rádio localiza onde o animal está em casa a até 30 metros de distância, enquanto o acelerômetro atua como um sensor inercial que pode rastrear a pose do animal. Isso significa que os tutores podem saber se seu animal está em pé, sentado ou até mesmo deitado.

Ao contrário das câmeras, os tutores sempre podem saber onde seu animal está porque a rede sem fio UWB é acessível através de paredes, móveis, portas ou qualquer outra coisa atrás da qual um gato ou cachorro possa se esconder.

Além disso, a rede UWB não interfere no Wi-Fi existente, mas deve ser conectada a uma rede Wi-Fi doméstica para fornecer atualizações ao smartphone do tutor.

Os dados de localização ocupam muito menos largura de banda do que as imagens e não sobrecarregam o Wi-Fi. Vários sensores UWB e um módulo central de coleta de dados de âncora ajudam a determinar a localização por meio de multilateração ou medições de distância individuais de diferentes âncoras, mantendo-a precisa.

“Juntos, combinando onde está o animal e qual é a orientação do animal, podemos criar um mapa resumido de onde ele esteve durante o dia e qual atividade estava fazendo”, disse Dhekne ao site TechXplore.

Isso pode tranquilizar os tutores preocupados com a entrada de animais em lugares proibidos ou confortar os tutores preocupados com seus animais doentes ou idosos.

A privacidade é outra grande vantagem do PetTrack. Assim como um roteador de Wi-Fi, o PetTrack possui pelo menos um dispositivo de ancoragem central em casa ou no quintal, tornando-o menos invasivo do que uma câmera em todos os cômodos.

Também não ocupa toda a sala porque o dispositivo é pequeno o suficiente para se esconder atrás de um abajur. Um conjunto de dispositivos de ancoragem pode rastrear até quatro animais com atualizações a cada segundo. O PetTrack funciona mesmo quando apenas alguns dispositivos de ancoragem são acessíveis, embora com menor precisão de localização.

O foco local do PetTrack também o mantém mais seguro. Enquanto os hackers podem assumir o controle das câmeras e comprometer a privacidade dos proprietários, a rede do PetTrack funciona apenas na área em que está a casa.

Possibilidades futuras do PetTrack

Atualmente, o PetTrack é projetado apenas para monitorar a localização e posição de um animal, mas tem muito potencial. As creches para animais podem usar a tecnologia, para que os tutores tenham uma noção de como seu cão está fora de casa.

O PetTrack pode não ser apenas o futuro da tecnologia de monitoramento de animais, mas pode fornecer uma maneira totalmente nova para os tutores se conectarem com seus cães ou gatos.

“No geral, a ideia é se conectar melhor com seu animal, usando o PetTrack. Você pode detectar mudanças nos comportamentos dos animais e interagir com o animal usando brinquedos robóticos com reconhecimento de localização”, acrescentou Dhekne.

Quaisquer que sejam suas aplicações, o PetTrack pode fortalecer ainda mais o vínculo que as pessoas têm com seus animais.


Vídeo: YouTube | Georgia Tech

Fonte: Pet É Pop

Você viu?

Ir para o topo