A Nova Zelândia vive novos momentos de tristeza e ansiedade depois que 25 baleias-piloto morreram e outras 49 estão encalhadas em uma praia do extremo norte do país, segundo o departamento de Conservação de Wellington.
Voluntários e especialistas se dirigem à remota praia de Spirits Bay, onde os cetáceos ficaram presos.
“Precisamos de tantos voluntários quanto for possível, pois até amanhã (quinta-feira) não poderemos tentar fazê-las flutuar e teremos que cuidar delas durante um tempo”, disse Jonathan Maxwell, especialista em resgate à agência australiana “AAP”.
Em agosto, outro grupo de 58 baleias ficou encalhado em uma praia, também no norte, e apenas nove foram resgatadas. No final de 2009, os 126 animais encalhados em outra praia morreram asfixiados.
Os cientistas não sabem explicar a razão que leva algumas espécies de baleias a morrer encalhadas nas praias, e especulam a possibilidade de elas serem atraídas pelos sons de grandes navios ou seguirem líderes de grupo desorientados por conta de doenças.
A Nova Zelândia faz parte da rota das baleias, que se dirigem à Antártida em sua busca de águas mais frias nesta época do ano.
A baleia-piloto é um cetáceo de corpo robusto, que pode chegar a sete metros de comprimento.
Fonte: Agência EFE