EnglishEspañolPortuguês

LEGISLAÇÃO

Nova lei exige licenças para quem quiser ter macacos como animais domésticos na Inglaterra

Ativistas estão frustrados pois a promessa feita pelo Partido Conservador era de proibir domesticação dos primatas

28 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Nova lei torna ilegal ter macacos, lêmures e outros primatas sem uma licença a partir de abril de 2026 na Inglaterra. A nova legislação frustrou ativistas e autoridades, pois a promessa do partido responsável pela decisão era de proibição total sobre ter primatas como animais domésticos no país.

A legislação aprovada ontem (27/02), diz que tutores de primatas, como chimpanzés, orangotangos e babuínos, precisarão ser verificados pelas autoridades locais para garantir que tenham os tudo que é necessário para cuidar adequadamente desses animais. Qualquer pessoa que possua um primata sem a licença apropriada poderá enfrentar seis meses de prisão, uma multa ilimitada ou ambos.

Vários membros da Câmara dos Lordes levantaram preocupações específicas com a legislação. A baronesa Hayman de Ullock, da frente trabalhista, afirmou ser desapontador que as regulamentações não proíbam a posse de primatas como animais domésticos.

A ex-presidente da RSPCA e baronesa conservadora, Janet Fookes disse que preferia uma proibição direta da domesticação dos primatas, acrescentando que era impossível para a maioria dos “tutores” proporcionar o tipo de ambiente natural adequado para animais desse tipo.

A organização animal Humane Society International disse que a nova legislação “deve reduzir drasticamente o número de primatas domesticados ao longo do tempo”, mas acrescentou que estava “desapontada […] que o novo esquema de licenciamento não atende à proibição prometida pelo Partido Conservador em seu manifesto”.

    Você viu?

    Ir para o topo