Por Renan Vicente de Andrade (da Redação)
Uma nova espécie de rato foi descoberta dentro de uma floresta da Nova Guiné.
O rato, que não tem medo de humanos, tem 82 cm de largura, o que o coloca entre as maiores espécies conhecidas de ratos do mundo.
O animal, que ainda não foi formalmente descrito, foi encontrado por uma equipe de filmagem do programa Lost Land of the Volcano, da BBC.
Veja aqui um vídeo mostrando o rato encontrado
É um entre os vários animais exóticos encontrados pela equipe.
Como as outras espécies encontradas, o rato deve viver única e exclusivamente dentro da cratera de Mount Bosavi.
“Este é um dos maiores ratos do mundo. É, de fato, um rato, do mesmo tipo que você encontra nos esgotos das cidades”, disse o Dr. Kristofer Helgen, biólogo que acompanhou a equipe.
Inicialmente, o rato foi filmado por câmeras estrategicamente colocadas na cratera. Depois, veio a suspeita de que era uma espécie não catalogada pela ciência.
Para confirmar, a equipe armou uma armadilha para capturar um animal vivo. O rato que foi capturado media, do nariz à ponta da cauda, 82 cm e pesava 1,5 kg.
O animal tem um pelo longo e prateado que os cientistas – que examinaram o rato – acreditam ajudar o roedor a sobreviver às condições climáticas (frio e alta úmidade) da cratera do vulcão onde vive. O lugar onde o rato foi encontrado fica 1.000 metros acima do nível do mar.
O animal está sendo provisoriamente chamado de Bosavi woolly rat (rato-lã de Bosavi, em tradução aproximada), pois seu nome científico ainda não foi determinado.
* Com informações de BBC News