Vanice T. Orlandi
[email protected]
Na semana passada, a UIPA denunciou às autoridades competentes a realização do “Primeiro Cowboy Fest de Paraisópolis”, com base em lei municipal que proíbe a realização de rodeios. O evento foi impedido.
A partir de denúncias encaminhadas pela UIPA, inúmeras ações civis públicas foram ajuizadas pelo Ministério Público, desde 1997, contra a utilização de instrumentos e a realização de provas que submetem os animais a sofrimento físico e mental. Atualmente, aguarda-se a decisão do STF e do STJ sobre a constitucionalidade e a legalidade da prática.
A fim de dar cumprimento à Lei nº 12.916, de 16 de abril de 2008, de autoria do deputado Feliciano Filho, redigida pela UIPA, que veda a eliminação da vida de cães e de gatos saudáveis e permite a eutanásia apenas nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis, a entidade tem enviado ofícios às autoridades dos Municípios que ainda se valem do método de extermínio para controle populacional.
A UIPA também tem se ocupado em fazer com que os pet shops se coadunem à lei municipal que proíbe a venda de animal não esterilizado, denunciando também outros abusos como a exposição de animais em vitrines, falta de comodidade e de higiene.
Por fim, a UIPA deixa seu apelo para que haja doação de prendas para o bazar , ração para gatos, ração em latinha para cães, material de limpeza (cloro, cândida, desinfetante, detergente, saco de lixo, sabão em pó etc.).
Cordiais Saudações.
Vanice T. Orlandi
Presidente