Por David Arioch
De acordo com pesquisa realizada pela empresa alimentícia britânica Linda McCartney Foods e divulgada este mês pelo tabloide The Sun, um a cada dez jovens de 8 a 16 anos do Reino Unido não consome carne. Além disso, 44% estão tentando consumir menos alimentos de origem animal.
A pesquisa realizada com 1,5 mil crianças e adolescentes apontou também que a proporção de jovens na faixa etária de 8 a 16 anos se tornando veganos é duas vezes maior do que a de adultos.
Outra observação feita é que 44% daqueles que não consomem carne estão seguindo esse caminho para “serem mais gentis com os animais”. Já 31% justificaram que optaram por não comer carne porque é melhor para o planeta.
Por outro lado, 70% dos entrevistados alegaram que ainda é preciso oferecer mais opções veganas ou pelo menos livres de carne nas escolas. Além disso, 21% dos jovens que participaram da pesquisa pretendem abandonar o consumo de carne nos próximos anos.
120 mil refeições veganas para estudantes no Reino Unido
A empresa vegana Devil’s Kitchen, inaugurada recentemente em Stroud, na Inglaterra, vai preparar e servir 120 mil refeições veganas para estudantes britânicos por semana.
Além de não oferecer nada de origem animal, a empresa desenvolveu uma linha de embalagens sustentáveis e toda a energia utilizada para a produção dos alimentos é da Ecotricity, empresa que produz energia considerada 100% verde e que conta com certificação da The Vegan Society.
A iniciativa é do empresário Dale Vince, que disse que sua meta é incentivar a alimentação livre de ingredientes de origem animal nas escolas. Inclusive Vince já fala na internacionalização da iniciativa.
Atualmente a Devil’s Kitchen tem como meta ajudar a garantir que proteínas de origem vegetal se tornem elementos centrais nas refeições diárias dos estudantes