Confira essa deliciosa e prática receita de noque totalmente livre de crueldade.
Ingredientes
2 xícaras (de chá) de batata asterix cozida e amassada (cerca 700g)
2 xícaras (de chá) de batata-doce cozida e amassada (cerca de 700g)
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de azeite
Uma pitada de cominho
Cerca de 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
Molho de berinjela (sugestão):
1 berinjela pequena bem picada
1 cebola média bem picada
3 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
1/4 de xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 pacote de molho de tomate
1/2 xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
Azeite a gosto
Uvas passas a gosto
Sugestão de molho
Corte a berinjela ao meio e coloque em uma vasilha com 1 litro de água e 1 colher de sopa de vinagre. Deixe descansando por 15 minutos para tirar o gosto amargo. Em seguida escorra e pique a berinjela e os outros ingredientes.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a berinjela picada e o pimentão, tempere com sal a gosto e refogue até ficarem macios. Adicione o molho de tomate, a água, a azeitona picada, corrija o sal se necessário e deixe ferver. Desligue, adicione o cheiro verde picado, regue com azeite, e, se gostar, adicione um punhado de uvas passas. Reserve.
Nhoque
Para cozinhar as batatas:
Cozinhe as batatas como preferir (vapor, microondas, na água fervente)
Eu coloquei cerca de 4 batatas asterix médias, com casca e lavadas, em uma panela com água e levei para cozinhar até ficarem macias. Elas estarão macias quando você conseguir atravessar uma faca por elas sem dificuldade. Retire a casca e amasse-as bem com um garfo ou passe pelo espremedor. É importante amassar as batatas enquanto elas estão quentes.
Para cozinhar a batata-doce: fervi cerca de 2 litros de água e coloquei 2 unidades médias descascadas e picadas em pedaços pequenos. Deixei cozinhar até ficarem macias (o que levou cerca de 15 minutos), depois escorri toda a água e amassei ainda quentes.
Em uma vasilha, coloque as 2 xícaras de batata asterix cozidas e amassadas e as 2 xícaras de batata-doce cozidas e amassadas (ou 4 xícaras de batata asterix, se preferir). Tempere com o sal e o cominho, e adicione o azeite. Vá colocando farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre, até a massa ficar uniforme, modelável e que desgrude das mãos com facilidade. Nesta receita foi cerca de 1 xícara e meia de farinha de trigo (Veja no vídeo a textura).
Em uma superfície limpa, polvilhe farinha de trigo e coloque um punhado da massa. Faça rolinhos com cerca de 2cm de diâmetro, em seguida corte em pedaços com 2cm, com o auxílio de uma faca.
Em uma panela com água fervente, coloque um fio de óleo e adicione os pedaços de nhoque aos poucos. Deixe cozinhando até subirem à superfície, em seguida retire com o auxílio de uma escumadeira. Coloque em um escorredor pra sair o excesso de água e repita o processo com o restante do nhoque.
(Se não for servir todo o nhoque, coloque um fio de azeite e dê uma chacoalhada no esccoredor, para se espalhar pelo nhoque. Coloque em uma vasilha e guarde na geladeira por até dois dias.)
Cubra com o molho que preferir e está pronto!
Fonte: Presunto Vegetariano