EnglishEspañolPortuguês

FRIO INTENSO

Nevasca intensa ameaça a vida de 700 mil ovelhas presas em campos congelados na Argentina

11 de julho de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: SRRG

A queda brusca de temperatura e nevascas em sequência ameaçam a vida de cerca de 700 mil ovelhas que estão praticamente soterradas pela neve em El Calafate, na Argentina. A área afetada abrange um milhão de ovelhas e cerca de 50 mil bois.Em muitos campos já existem animais mortos.

Os primeiros caminhões com alimentos de alfafa começaram a chegar de San Luis para ajudar os produtores em emergência na província de Santa Cruz. Prevê-se que sejam os primeiros de um total de 40 caminhões que devem chegar entre hoje e quinta-feira. Eles alcançaram Las Heras, Perito Moreno e Fuentes del Coyle, as áreas mais afetadas pela tempestade de neve que está desafiando os pecuaristas de Santa Cruz.

Esta é a primeira compra realizada com Assistência do Tesouro Nacional (ATN) de 3 bilhões de pesos, enviada pelo governo de Javier Milei a Santa Cruz, a pedido do governador Claudio Vidal. Estima-se que cerca de 50% deste montante será destinado à compra de alimentos para o animais, com foco nos pequenos e médios produtores. Os fardos estão sendo transportados desde Candelaria, San Luis, por uma empresa de alimentos balanceados que foi a única capaz de fornecer a quantidade de caminhões necessária para a primeira viagem.

“Na primeira fase, mais de 150 produtores serão assistidos com 1.100.000 quilos de pellets destinados principalmente aos produtores médios e pequenos da província”, detalhou Adrián Suárez, presidente do Conselho Agrário Provincial, responsável pela aquisição dos pellets como parte de um subsídio para o campo em Santa Cruz.

A alfafa chegou em forma de pellets, um formato que utiliza alfafa desidratada como matéria-prima, facilitando não apenas o transporte, mas também fornecendo um equilíbrio nutricional adequado para os animais, além de simplificar a logística e o transporte para as fazendas.

O maior desafio agora é a distribuição da alfafa nas fazendas, devido à falta de máquinas suficientes para abrir caminho nos acessos, muitos dos quais estão bloqueados por acumulação de mais de dois metros de neve nas últimas semanas. Na última sexta-feira, Julio Bujer assumiu como novo diretor da Administração Geral de Estradas Provinciais, anunciando a chegada de novas máquinas para melhorar a capacidade de resposta. No entanto, os produtores temem que não cheguem a tempo.

Roberto Scott, presidente da Sociedade Rural de Las Heras, descreveu os pellets de alfafa como essenciais para alimentar os animais que estão sem comida há vários dias. Ele destacou a dificuldade de acesso às propriedades como o principal desafio para a distribuição. Scott mencionou que as estradas mais afetadas são a Rota 18, 16 em direção a Holditch e 39 em direção a Caracoles, onde os caminhos estão saturados e o acesso é limitado.

Quanto às perdas de animais, ele disse que ainda é cedo para calcular com precisão, mas espera-se que sejam significativas. As reuniões com o governo local e as federações agropecuárias são constantes para organizar a distribuição de forragem de maneira eficiente.

Carlos Castagnani, presidente da Confederações Rurais Argentinas (CRA), visitou a região afetada e ressaltou a importância do apoio do Exército Argentino no centro de operações em Tapi Aike. Ele enfatizou a dificuldade dos produtores em alcançar suas propriedades devido às condições climáticas adversas e elogiou o esforço dos produtores locais em uma situação tão desafiadora.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo