A intensa tempestade de neve que atingiu a Montaña Leonesa (Montes de Leão, em tradução literal) nos últimos dias de 2020 e nos primeiros dias de 2021, afetou aldeias.
A espessura de neve chegou a 2 metros de altura e tem causado uma grave situação que se repete a cada inverno, mas, acima de tudo, toda vez que há nevascas e gera uma situação limite.
A vida selvagem tornou-se uma das grandes afetadas pelas baixas temperaturas e intensidade da neve. A falta de comida fez com que muitos animais descessem às aldeias em busca de abrigo ou de algo para colocarem em suas bocas.
Muitos deles não conseguiram por causa da situação, e com a descida do manto branco de neve, são encontrados mortos em vales, aldeias ou estradas, como mostram imagens enviadas por Carlos Alvarez (Riaño).
O Diario de Valderrueda mostra os primeiros dias deste janeiro com vídeos de Los Espejos de la Reina com um veado em suas ruas, ou o do Vale do Valdeón com um desfile de animais em busca de comida.
Agora, a triste realidade é a morte de grande parte deles, outra consequência de uma tempestade que também continua a afetar muitas aldeias, onde vizinhos mais velhos ainda não podem sair de suas casas, ou há falta de comunicação, sob a forma de cobertura telefônica, luz ou sinal de internet.