O município de Rio Largo, a 27 km de Maceió, AL, sediará no próximo sábado (10/07) um dia dedicado à saúde de animais vítimas das enchentes ocorridas no mês passado. O foco da ação são animais que se encontram vagando pelas ruas e também aqueles que junto com seus tutores foram levados para abrigos.
A ação é uma iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) e terá o apoio institucional da Comissão de Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e do Ministério Público de Alagoas (MP/AL).
A ideia é levar para o município médicos veterinários que numa espécie de “ambulatório de campanha”, atenderão os animais, verificando seu estado de saúde, ministrando vacinas e vermífugos e realizando curativos. Também haverá doação de ração. Tudo gratuitamente.
“Do mesmo modo que a população, os animais também correm o risco de contrair doenças como a leptospirose, o que caracteriza uma questão de saúde pública”, explica a presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB/AL, Adriana Alves. Ela observa que a ação é uma iniciativa da sociedade civil e não conta com apoio do poder público.
Os interessados em doar ração animal, podem fazê-lo encaminhando à OAB/AL – que também está arrecadando donativos para as pessoas desabrigadas das enchentes- ou à sede do Neafa (Rua dos Bandeirantes, 504, Farol), próximo ao Parque Gonçalves Ledo. Mais informações: 3221-0193.
Fonte: Primeira Edição