Um navio que transportava cerca de 6 mil vacas afundou na costa do Japão em meio a um tufão. Quarenta e três pessoas também estavam na embarcação.
De acordo com o único sobrevivente resgatado até o momento, o motor da embarcação parou de funcionar e uma onda causou um capotamento seguido de naufrágio.
Antes de afundar, o navio “Gulf Livestock 1” emitiu um pedido de socorro na madrugada de quarta-feira (2). No momento do alerta, a embarcação estava a 185 km da ilha japonesa Amami Oshima, no sudoeste do país.
O homem resgatado na noite de quarta-feira é um filipino de 45 anos que trabalhava no cargo de chefe de oficiais e foi salvo pela Guarda Costeira do Japão. Segundo informações da AFP, ele vestiu um colete salva-vidas, chamou seus colegas que estavam a bordo e pulou no mar.
O filipino relatou não ter visto outros tripulantes enquanto aguardava o resgate. E embora um barco inflável tenha sido avistado nas proximidades, a Guarda Costeira não confirmou qualquer relação com o naufrágio.
No navio estavam 39 filipinos, dois neozelandeses e dois australianos, além de 5.800 vacas, que provavelmente morreram afogadas. A viagem tinha como destino um porto na China.
Três embarcações da Guarda Costeira, cinco aviões e mergulhadores estão trabalhando na operação de resgate.