EnglishEspañolPortuguês

PRECIOSIDADE

Nascimento raro de baleia-cinzenta é registrado pela primeira vez

14 de janeiro de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Fonte: DWWS | Reprodução

Enquanto observavam baleias no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, um sortudo grupo de pesquisadores conseguiu ver de perto um acontecimento histórico: o nascimento de um filhote de baleia-cinzenta. Até onde se sabe, a filmagem feita pelas pessoas que estavam presentes no local pode ser a primeira captura em câmera do nascimento da espécie já registrada.

As testemunhas estavam a bordo de um navio organizado pelo Capt. Dave’s Dolphin & Whale Watching Safari (DWWS), um grupo de especialistas em baleias da região. Primeiramente, o grupo de excursão avistou uma fêmea solitária no dia 2 de janeiro, até que notaram uma pequena poça de sangue surgindo na superfície.

Ao notar o sangue perto da baleia-cinzenta, os pesquisadores temeram que isso fosse evidência de um ataque de tubarão. Porém, foram surpreendidos quando um filhote emergiu para respirar pela primeira vez. Um vídeo do primeiro nado feito por mãe e bebê foi divulgado no canal DWWS no YouTube.

Nas filmagens, é possível ver a mãe empurrando seu filhote em direção à superfície ou permitindo que ele descansasse por alguns segundos em seu rosto. O recém-nascido, segundo os relatos, media cerca de 4,5 metros de comprimento e era muito mais escuro do que a sua mãe. Durante o momento, alguns observadores notaram que o filhote possuía uma cauda incomumente flexível, o que parecia dificultar a natação.

Orgulhosa por aquele momento, a mamãe baleia parecia extremamente feliz em exibir sua prole vulnerável para os passageiros do barco lotado. Em determinado momento, a dupla de baleias chegou a nadar debaixo de uma das embarcações próximas, que foi ligeiramente levantada para fora da água.

Segundo pesquisadores, a “flexibilidade” do bebê baleia se dá pelo fato das baleias-cinzentas nascerem com caudas moles, que levam cerca de 24 horas para ficarem rígidas. Nesse sentido, os primeiros momentos após o parto fazem com que a mãe precise servir de suporte para a criança, ajudando na respiração e oferecendo lugar para repouso.

Normalmente, mamíferos terrestres formam vínculos mais fortes com suas mães através do olfato, mas como as baleias não têm esse sentido muito aguçado, o primeiro nado de mãe e bebê é crucial para criar essa ligação. Os cetáceos são animais de pele muito sensível, o que faz com que se conheçam melhor através do toque.

O nascimento de baleias-cinzentas é um fenômeno bastante raro, o que explica o fato dessa nova filmagem potencialmente ser a única evidência em vídeo desse momento indescritível da natureza. Nos últimos anos, o número de baleias dessa espécie reduziu consideravelmente no Pacífico Norte. Em 2016, estimava-se que 27 mil indivíduos nadavam nessa região do planeta. Em 2022, no entanto, esse número caiu para 16,6 mil.

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, esse declínio tem sido resultado de um “evento incomum de mortalidade” que vem fazendo com que muitas baleias fiquem encalhadas na praia e não consigam mais retornar para seus lares.

Fonte: MegaCurioso

    Você viu?

    Ir para o topo