(Da Redação)
Liberação da briga de galo, caça ao pombo, farra do boi e vaquejada. Estas são apenas algumas das intenções que figuram da macabra lista que o site SRZD preparou de políticos especistas do legislativo e executivo brasileiro. Eles insistem em ir na contramão da tendência política no mundo inteiro ao atuar pelo retrocesso da proteção legal aos animais, com medidas que viriam contrariar seus interesses mais elementares. Contrariam com isso também, queremos crer, parte significativa de seu eleitorado. Leia, passe adiante e vote consciente.
*Dep. Fed. Jose Thomaz Nono, do PFL de Alagoas – Autor do PL 4.548/98 que RETIRA proteção aos animais domésticos e domesticados, da Lei de crimes ambientais, para poder legalizar crueldade nos rodeios.
*Esperidião Amin – Governador de Santa Catarina – Vem violando frontalmente a decisão do Supremo Tribunal Federal ( STF), que proíbe a Farra do Boi. Faz vistas grossas porque políticos da região dão bois para os farristas, em troca de votos. A farra do boi é uma das formas mais violentas e cruéis de tortura.
*Deputado Antonio Ebling PL 4790/98 – pretende isentar das penalidades do artigo 32 as atividades culturais, recreativas e desportivas, segundo ele, como briga-de-galo, tiro-ao-pombo, etc.
*Deputado Ronaldo Vasconcellos (PFL/MG) PL 1695/99 – pretende liberar a caça amadora e de subsistência em todo o país.
*Deputado Adelor Vieira (PFL) – apresentou projeto de lei pra derrubar a decisão do STF, regulamentando a Farra do Boi (inconstitucionalmente).
*Deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) – autor de projeto de Lei que atenta contra as reservas legais da Amazônia, que podem ser reduzidas de 80% para 50%,podendo chegar a apenas 20% na elaboração do zoneamento ecológico-econômico.
*Dep. Xico Graziano – Relator do PROJETO DE LEI Nº 4.495-A/98, do Deputado Jair Meneguelli. Deu parecer FAVORÁVEL, defende os rodeios e chama de ignorantes os que defendem os animais.
*Deputado Roberto Pessoa -(PFL – CE) PROJETO DE LEI 167/99 – Considera a vaquejada como prática desportiva formal.
*Deputado Paulo Lima (PFL – SP) PL 249/99 – Considera prática desportiva formal o rodeio completo.
*Dep. Milton Monti (PMDB – SP) PL. 388/99 – Regulamenta a realização de rodeios e similares e dá outras providências correlatas.
*Dep. JAIR MENEGUELLI (PT – SP) PL. 3456/97 – Institui normas gerais relativas a atividade de peão de rodeio.
*Ex Ministro dos Esportes, Rafael Grecca – A favor da regulamentação da profissão de peões como atletas.
*Senador Roberto Freire – ficou famoso entre os defensores dos animais após ter a seguinte frase publicada: “Detesto cachorros. Por mim, exterminaria todos” (PPS-PE).
*Governador Jayme Lerner, do Paraná – Legalizou a caça no seu estado, sancionando o projeto de lei de número 12.603, de autoria do Deputado Estadual Aníbal Khoury (já falecido), apoiando os lobbistas fabricantes de armas na região Sul do Brasil.
*Victor Hugo Ribeiro Burko, Prefeito de Guarapuava , Paraná – Instituio 1º FESTIVAL DE CAÇA E CARNES EXÓTICAS DE ANIMAIS SILVESTRES DE GUARAPUAVA. Apoiou o projeto de lei que legalizou a caçano Paraná, do falecido Dep. Anybal Coury.
*Deputado Estadual Sivuca do Rio de Janeiro Lei 3.207/99 (não foi regulamentada) proíbe permanência de animais ferozes em locais públicos, sendo que os animais ferozes desta Lei são cães que podem ser de pequeno, médio e grande porte que tem índole de fera e o animal deverá ser apreendido por órgão competente. (detalhe: os animais ferozes, para ele, são quaisquer cães que latem e/ou mordem quando provocados)
*Vereador Gilberto Palmares (RJ) – projeto de lei 8555/98 que proíbe a criação e circulação de pit-bulls. Todos os pit-bulls seriam levados para acautelamento e lá permaneceriam até o fim da vida.
*Vereador Gerson Bergher (Thereza Bergher – sua esposa – “prefeitinha” de Copacabana ) – retira animais dos mendigos e chama a carrocinha (detalhe: nunca fizeram nada para ajudar os mendigos)
*Leila Malwee ( Leila do Flamengo ) – perseguia e chamava carrocinha para os gatos do Parque do Flamengo. Elaborou o projeto de lei 1441/99 que determinava o extermínio dos pit-bulls e rotweillers e proibia que andassem na rua, mesmo na coleira.