Uma matilha de cães nadadores registrada na Grande Belém (PA) ganhou repercussão nas redes sociais. No vídeo, filmado pela educadora ambiental Marjorie Neves, aparecem vários cachorros nadando em rio que passa pelo bairro do Curuçambá, em Ananindeua, região metropolitana. “São os Dogs Phelps”, brinca a ambientalista, comparando a desenvoltura dos cães a velocidade do nadador americano Michael Phelps, recordista mundial e ganhador de 28 medalhas olímpicas.
Os cães ribeirinhos seriam da ilha Guajarina, de acordo com Marjorie. Ela conta que o registro inusitado foi feito no último dia 24/05, durante uma incursão de trabalho. Gerente de projetos ambientais, Marjorie realiza oficinas de reciclagem junto a moradores do Distrito industrial e região das ilhas de Ananindeua. Para chegar nas comunidades das ilhas, Marjorie acessa o Porto do Surdo, onde se deparou com a matilha nadadora.
“Um barqueiro havia me contado que havia um grupo de cachorros que ia nadando diariamente passear. Os cães moram nas casas dos ribeirinhos que ficam a 1000 metros do Porto. Quando vi os cachorros nadando na minha direção, eu já sabia do que se tratava. Para a comunidade, já é uma cena comum”, relata.
Após poucos dias de postagem nas redes sociais, o vídeo já registra mais de 130 mil visualizações. “A maioria dos comentários são reações felizes em ver os animais nadando, mas muitos têm preocupação de haja perigo de jacarés e sucuris que possam atacar do cachorros”, conta.
“O que acho interessante é a união dos cachorros em sair para passear e nadar juntos, felizes e saudáveis, típicos cachorros ribeirinhos da Amazônia”, conclui a ambientalista.
Fonte: G1