Só em 2010, cerca de 37 mil cachorros foram abandonados no ABCD, segundo pesquisa realizada pela Aspapet (Associação Paulista de Pet Shops). Os Centros de Zoonoses das sete cidades, por sua vez abrigam, juntos, cerca de 300 animais, entre cães e gatos. A Lei Federal 9.605/98 determina que abandonar animais é crime, com pena de três meses a um ano de prisão e multa.
Segundo a organizadora da iniciativa, Andrea Brock, a ideia é proteger os animais para que não morram por conta do frio. “Este ano, o inverno está muito cruel e fiquei sabendo que animais já morreram por esse motivo. Existem muitos mutirões para ajudar os moradores de rua, mas nenhuma iniciativa para os cães e por isso, queremos fazer essa parte”, afirmou.
Valéria Bruxino, de 37 anos, é uma das doze pessoas que vão participar da ação e disse que realizará um sonho. A advogada contou que já participou de iniciativas para levar sopão e cobertores para moradores de ruas por vários anos, mas sempre quis fazer algo também pelos animais.
“Vou com o meu marido ajudar, pois nós precisamos fazer algo por esses focinhos molhados que não sabem falar. Em casa já tenho dois gatos e cinco cachorros que resgatei da rua”, disse a mulher que também é presidente da ONG Núcleo Independente de Proteção Animal Arca de Noé.
A relações públicas Luciana Bicineri, de 35 anos, disse que está tentando arrecadar cobertores para levar no mutirão. Segundo a voluntária, além de fazer bem aos bichos a ação fará bem para ela. “Esses serem indefesos precisam de ajuda e quanto mais gente melhor. Vou levar a minha mãe de 67 anos.”
Cerca de três mil animais são abandonados por mês na região
Como participar
Moradores de qualquer cidade da região podem participar do mutirão. A organização indica que levem ração, cobertores. Se possível, potes para colocar a comida, garrafas de água, jornais e papelão. O encontro será às 22h na Câmara Municipal de São Caetano, na avenida Goiás, 600. É possível tirar dúvidas no número (11) 7684-7612 e no e-mail [email protected].
Quem não puder comparecer pode participar fazendo doações dos itens necessários.
Fonte: Rede Bom Dia