Murphy, uma águia-careca que conquistou o coração de muitos após incubar uma pedra em 2023 achando que era um filhote, faleceu aos 33 anos após as intensas tempestades que devastaram o Missouri, EUA, nos últimos dias.
Murphy, que superou a expectativa de vida média da espécie, de 25 anos, morreu no World Bird Sanctuary, em Valley Park na semana passada. A equipe do santuário informou que os fortes ventos e os danos causados pela tempestade, que deixou 12 vítimas fatais no estado, podem ter contribuído para sua morte.
Embora os pássaros tenham acesso a abrigos protegidos durante tempestades, a necropsia realizada por veterinários revelou que a águia sofreu um traumatismo craniano. “Não podemos determinar se Murphy se assustou com algo e bateu a cabeça ao saltar de um poleiro ou se o vento e a precipitação tiveram algum papel no acidente”, informou o santuário em suas redes sociais.
Em 2023, Murphy ganhou fama mundial quando, em um ato instintivo, “incubou” uma pedra por semanas, acreditando ser um ovo. Esse comportamento revelou suas qualidades paternas e, em seguida, abriu a porta para oportunidades reais de paternidade, quando ele foi escolhido para ser um pai adotivo.
Nos dois anos seguintes, ele ajudou a cuidar de um filhote de águia ferido até que fosse capaz de voltar à natureza.
Em homenagem ao legado de Murphy, o World Bird Sanctuary anunciou que o aviário destinado ao cuidado de águias será renomeado para Murphy’s Manor, garantindo que sua memória seja preservada por gerações.
Fonte: Um Só Planeta