EnglishEspañolPortuguês

ALARMANTE

"Município está sobrecarregado": Abandono de animais em Gramado (RS) aumenta 120% em 2025

Entre janeiro e novembro deste ano, 972 animais foram abandonados no município, entre cães e gatos

3 de janeiro de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Idas para a praia e retorno à cidade natal são causas Foto: Divulgação

Os meses de dezembro e janeiro, marcados pelas festividades e viagens de férias, trazem consigo uma estatística cruel: o aumento exponencial no número de animais deixados à própria sorte. Segundo estimativas recentes, o Brasil possui cerca de 30 milhões de animais domésticos em situação de abandono, uma realidade que se torna ainda mais crítica neste período.

Em Gramado, o quadro se compara ao nacional. Por aqui, entre janeiro e novembro deste ano, 972 animais foram abandonados. “É um número bem expressivo. Duplicou de 2024 para cá, pois naquele ano tivemos 430 animais abandonados”, lamenta a responsável pelo Programa Posse Responsável, Laura Rossi.

O aumento da taxa de abandono deve ficar em torno de 120%. “Muitas pessoas nos dizem que sabem que as pessoas abandonam aqui porque sabem que o Município vai atender, vai resgatar”, reitera. “Mas isso está sobrecarregando a cidade, pela alta demanda, estamos absorvendo de outros municípios.”

Problema recorrente

Outro problema é comentado pela responsável. “As pessoas que vieram morar aqui e estão voltando para suas cidades natais, indo embora, estão deixando os animais aqui. Esse é um problema recorrente de Gramado”, afirma.

Esse aumento de abandonos também leva a outro problema: a suspensão dos recolhimentos. “Esse fim de ano está bem complicado, vamos precisar inclusive suspender o recolhimento, pois não temos mais lugares para abrigar os animais, atender nas clínicas e nossa verba é finita, tem um limite.”

“Problema à longo prazo”

Foram 202 cães e gatos adotados até novembro. Infelizmente, número bem abaixo em comparação com os abandonos. “A gente precisa que a comunidade entenda que não adianta só o Município recolher os animais e tirar o problema da frente deles. Isso vai ser um problema à longo prazo, o Município está ficando sobrecarregado, são muitos, muitos abandonos”, destaca.

Laura também fala sobre a importância de responsabilizar criminalmente quem deixa os animais para trás. “Muitas vezes as pessoas até sabem quem abandonou, mas por receio não querem dizer. E na verdade isso contribui para que o abandono aumente, porque quem abandona uma, abandona duas, três vezes.”

Por isso, ela faz um apelo para que os que abandonam os animais sejam responsabilizados, algo que pode ser feito com a ajuda da população. “A comunidade pode auxiliar, para que possamos fazer boletim de ocorrência, abrir processo administrativo, para que paguem pelo crime.”

“Não só pela questão de leis, mas pelo animal, que compreende tudo o que está acontecendo, e isso gera um trauma grande e sofrimento desnecessário aos animais, que são seres de luz e só tem coisas boas a nos oferecer e acabam se frustrando, ficando tristes, ficando sem comer”, pontua.

 

Fonte: Abcmais

    Você viu?

    Ir para o topo