EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Mulher sobe com cães e gato no telhado para escapar de enchente em MG: 'Momento de desespero'

Temporal provocou transbordamento de ribeirão e destruiu casa na zona rural de Luminárias (MG). Conforme a Defesa Civil, a moradora teve perda total de móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais.

2 de fevereiro de 2026
7 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Uma moradora da zona rural de Luminárias (MG) viveu momentos de desespero ao precisar subir no telhado de casa com os animais de estimação para não ser arrastada pela enxurrada durante o forte temporal que atingiu o município na tarde de quarta-feira (28/01). A ocorrência, no entanto, foi incluída no boletim oficial da Defesa Civil do estado apenas na quinta-feira (29/01).

Sozinha no momento da inundação, ela agiu rápido para se salvar e proteger quatro cães e um gato. A moradora colocou os animais em um ponto mais alto da varanda externa e, em seguida, subiu também para se abrigar. Do alto, viu a força da enxurrada destruir móveis e pertences, enquanto permanecia ilhada até que o nível da água baixasse.

Emocionada, Consuelo Paiva, de 49 anos, contou em entrevista à EPTV, afiliada Globo, que ainda tenta entender o que aconteceu.

“Foi tudo muito rápido. Eu estou um pouco abalada ainda, sofrendo as consequências desse momento, que foi terrível. Foi muito apavorante mesmo”, relatou a moradora.

Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 80 milímetros em menos de uma hora, volume que provocou o transbordamento do ribeirão Mamono, que corta a propriedade da moradora. A água invadiu a residência e chegou a cerca de um metro dentro do imóvel, arrastando lama, areia e diversos objetos.

Desespero e resgate dos animais

Consuelo ficou ilhada por cerca de duas horas. Durante esse período, segundo ela, o maior medo era não conseguir salvar os animais.

    Você viu?

    Ir para o topo