Khemjira Klongsanun, uma mulher de 43 anos, estava participando na maratona de Chombeung em Ratchaburi, Tailândia, quando avistou um filhote de cachorro ferido na beira da estrada. Enquanto seus competidores passavam pelo animal sem oferecer ajuda, Khemjira decidiu parar. Ela pegou o cão, da raça bangkaew, que estava claramente assustado, e o carregou nos braços até terminar a corrida, que tinha uma distância de mais de 30 quilômetros.
“Pareceu-me que este pequeno estava perdido. Não havia casas, outros cães ou pessoas por perto. Por isso, peguei o cãozinho, mesmo que fosse apenas para tirá-lo de um ambiente inseguro”, afirmou Khemjira, de acordo com o “Upworthy”.
Levar o cão enquanto corria a maratona foi um desafio para a atleta. “Correr quase 32 quilômetros com um cão ao colo foi realmente desgastante. Foi duas vezes mais cansativo do que uma maratona comum, mas eu fiz isso porque ele era adorável”, disse ela.
Após a corrida, Khemjira tentou encontrar o tutor do animal, mas sem sucesso. Portanto, ela decidiu adotá-lo e levou-o ao veterinário. “Demorou um tempo, com check-ups, vacinas e tratamentos, mas estou feliz por tê-lo salvado e disposta a tê-lo como parte da minha família de cães”, acrescentou.
Khemjira deu ao cão o nome de Chombeung, em homenagem à maratona onde o encontrou. Esta mulher, que tem o hábito de resgatar animais, já tutela 28 cães e 30 gatos. Atualmente, ela está em busca de financiamento para realizar seu projeto de construir um abrigo em uma propriedade de cerca de três hectares em Phan Thong, Chomburi, para abrigar seus animais. Além disso, ela também pretende arrecadar fundos para ajudar cães de rua feridos em acidentes de trânsito.