EnglishEspañolPortuguês

VIDA SELVAGEM

Mulher que alimentava animais silvestres tem casa cercada por quase 100 guaxinins em busca de comida

Por conta da proximidade com a área urbana, alguns foram atropelados e entraram em conflitos com cães da vizinhança 

10 de outubro de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Escritório do Xerife do Condado de Kitsap

Uma mulher foi surpreendia com a presença de quase 100 guaxinins reunidos do lado de fora de sua casa pedindo comida.

Kevin McCarty, porta-voz do Escritório do Xerife do Condado de Kitsap, em Washington (EUA), explicou que a mulher alimentava alguns guaxinins há mais de 30 anos sem problemas. Mas, cerca de seis semanas atrás, quase 100 deles começaram a cercar sua casa dia e noite. “De alguma forma, a notícia se espalhou no mundo dos guaxinins, e todos apareceram na casa dela esperando uma refeição”, comentou McCarty.

Quando os agentes chegaram, ficaram surpresos com a cena. “Eles nunca tinham visto tantos guaxinins em um só lugar. Ninguém se lembra de ter sido cercado por um bando de guaxinins. Foi a primeira vez”, disse McCarty.

Wendy Cronk, uma moradora local, também percebeu o aumento no número de guaxinins na área. “Tenho visto vários guaxinins no quintal recentemente”, relatou ela, acrescentando que seus cães já se encontraram com eles. Um de seus cães até precisou de cuidados veterinários após conflito com um guaxinim.

Cronk observou que também viu mais guaxinins atropelados na região. “Eu só espero que alguém intervenha e a ajude a resolver esse problema… e, com sorte, ela pare de fazer isso”, contou a moradora.

As autoridades encaminharam a mulher para o Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington para que os guaxinins retornem para a natureza.

Embora os guaxinins não tenham causado danos diretos, McCarty enfatizou a importância de não alimentar animais silvestres, pois isso pode levar a situações como essa.

Nota da Redação: alimentar animais silvestres pode parecer um gesto inofensivo e até carinhoso, mas na realidade traz sérios impactos negativos tanto para os animais quanto para o meio ambiente. Quando se acostumam a receber comida de humanos, eles perdem sua habilidade natural de buscar alimentos, o que pode comprometer sua sobrevivência a longo prazo. Isso também interfere no equilíbrio ecológico, uma vez que muitos deles passam a depender de fontes de alimento artificiais, alterando seu comportamento natural.

Outro fator importante é que a alimentação humana geralmente não é adequada para os animais silvestres, podendo causar problemas de saúde e desnutrição. Por esses motivos, é essencial seguir as orientações de especialistas e permitir que a vida selvagem se mantenha autossuficiente em seu ambiente natural. A melhor forma de ajudar os animais é respeitar sua natureza, evitando interferências que possam alterar seu comportamento e prejudicar o ecossistema.

    Você viu?

    Ir para o topo