Uma mulher emitiu um aviso aos motoristas, depois de testemunhar um urso sendo atropelado por um caminhão em um parque nacional no Canadá.
Brook Thate enviou um vídeo para sua conta do TikTok @brookthatetravels, mostrando a cena trágica, que ela compartilhou para aumentar a conscientização sobre os perigos para a vida selvagem.
Ela disse que o vídeo foi filmado no verão passado, mas decidiu compartilhá-lo na semana passada, onde acumulou mais de um milhão de visualizações.
No vídeo de Brook Thate, um urso preto ficou ferido após ser atropelado por um caminhão. “Eu nunca postei até agora porque é uma história triste, o conteúdo é definitivamente difícil de assistir.
“No entanto, decidi que pode ser uma boa ideia postar, na esperança de aumentar a conscientização sobre a vida selvagem ao longo da estrada e servir como um lembrete para as pessoas terem mais cuidado com os animais”, disse ela.
A ‘Parks Canada’ estima que a população de ursos pretos seja de cerca de 380.000 no Canadá e 600.000 na América do Norte.
O site afirmou que estima-se que 30 a 50 vivam no Parque Nacional Kootenay, que faz parte dos quatro parques nacionais contíguos das Montanhas Rochosas. A principal ameaça para os animais é, sem surpresa, os humanos.
“Ursos pretos são predadores de animais, incluindo ursos pardos, outros ursos e lobos. Sua maior ameaça? Atividade humana.
“A fragmentação do habitat, a habituação e as greves nas estradas e ferrovias afetam a população de ursos pretos nos parques de montanha”, disse Parks Canada.
O urso no vídeo é uma visão comum no país: “Para os ursos pretos, as colisões com veículos são a principal causa de mortalidade causada por humanos nos parques das montanhas”.
Thate, da Colúmbia Britânica, estava em uma viagem de oito horas pelo Parque Nacional Kootenay, onde viu cinco outros ursos, incluindo uma mãe e seus três filhotes atravessando a estrada.
Relembrando o momento do impacto, Thate disse “estava vfazendo uma curva quando vi o acidente acontecer”.
Thate, uma fotógrafo e cineasta, disse: “O motorista não atingiu intencionalmente o urso. Ele saiu do mato rapidamente e o motorista teve pouco tempo para reagir.”
“O urso foi bastante atingido. O motorista encostou no acostamento, mais adiante na estrada, para tentar prestar socorro. Era um grande urso preto que foi ‘nocauteado’ por cerca de dois minutos. ”
Devido aos motoristas pararem com as luzes de alerta acesas, ela estava confiante de que o urso não seria atingido por nenhum outro veículo, e realmente o tráfego passou a contornar o animal.
Thate lembrou: “Francamente, eu pensei que tinha morrido quando parei. Sua respiração era quase imperceptível. Depois de permanecer no acostamento da estrada e observá-lo de perto, foi quando comecei a ver a respiração do urso retornar.
“Fiquei surpresa e feliz em vê-lo vivo, mas fiquei triste ao ver seus ferimentos”.
Ela confirmou que não saiu do veículo e explicou que está sempre com a câmera à mão devido ao trabalho.
Thate continuou: “Quando o urso acordou, foi quando comecei a filmar novamente e me pareceu que ele tinha alguns ferimentos, talvez uma mandíbula quebrada e um pé ou perna quebrado, com base no impacto. Desorientado e mancando lentamente pelos arbustos, foi a última vez que vi o urso”.
Ela confirmou que havia sangue na estrada, dizendo: “O motorista veio até mim e conversamos sobre a possível condição do urso e o homem avaliou a quantidade de perda de sangue deixada na estrada.”
Segundo ela, o acidente foi registrado como ocorrência. “Infelizmente, nunca recebi uma atualização sobre a condição do urso. No entanto, espero de todo o coração que ele tenha se recuperado de seus ferimentos e continuado com sua vida em seu habitat.”
Uma motorista relatou que não é incomum ver animais que foram atropelados por veículos e comentou “é sempre tão doloroso ver”.
Ela acrescentou: “Temos pontes construídas para auxilixar e tentar salvar a vida selvagem em toda BC e Alberta. Elas são incríveis para ajudar a evitar que situações como essas aconteçam. Os animais podem atravessar estradas movimentadas com segurança sem incidentes. Eu gostaria que tivéssemos mais.”
Este triste incidente do urso, que fez doer o coração de muitos, é um lembrete para todos os motoristas estarem sempre atentos à vida selvagem ao dirigir e respeitar o limite de velocidade. As regras da estrada existem por um motivo, e isso é para manter humanos e animais igualmente seguros.
O ‘Parks Canada’ explicou por que, apesar da introdução de pontes de vida selvagem, alguns ursos ainda acabam nas estradas.
O site disse: “No Parque Nacional de Banff, os ursos pretos se tornaram adeptos de usar tanto passagens superiores quanto passagens inferiores para atravessar a movimentada Rodovia Trans-Canadá. No entanto, sua capacidade de subir em árvores também permite que passem por cima dos postes da cerca ao longo da rodovia, expondo-os ao tráfego perigoso da estrada”.
Comentando o vídeo do TikTok, com a legenda “sempre esteja atento”, o TikToker Christy Neufeld respondeu Thate, dizendo: “Precisamos construir mais pontes de vida selvagem já que nós humanos construímos estradas em suas casas”.
Charleymarie escreveu: “Se os humanos não começarem a respeitar os animais, será o fim do mundo”.
E Hike Manitoba acrescentou: “Isso me dói muito. Obrigado por compartilhar para lembrar as pessoas de ter calma nas estradas.”
@brookthatetravels always be on the lookout 🇨🇦 #bear #canada #wildlife #bc #fyp #foryou ♬ the winner takes it all – november ultra
Fonte: Etc e Pop