Sapos descansam em todo tipo de lugar. Você poderia encontrar um relaxando em uma árvore, debaixo de uma pedra ou em um lago. Mas o relato de uma mulher que encontrou um sapo em um ninho de pássaro chamou atenção.
Um dia, Karen Neal estava em seu quintal no oeste da Austrália quando avistou um ninho de pássaro em uma árvore. E dentro do ninho estava um sapo marrom claro com manchas verdes brilhantes.
“Ah, que esperto é esse sapo usando um ninho abandonado no meu jardim!”, Neal escreveu no Facebook. Sua postagem incluía uma foto do sapo, que parecia estar muito confortável no ninho. Ele olhava para a câmera com os olhos semicerrados.
A publicação de Neal chamou muita atenção, e alguns leitores até postaram fotos de outros sapos relaxando em ninhos. “Aparentemente, sapos gostam de ninhos”, comentou uma pessoa.
A especialista australiana em sapos, Dra. Jodi Rowley, do Museu Australiano e da Universidade de Nova Gales do Sul, disse que nunca havia visto esse comportamento antes e que a postagem de Neal a fez sorrir.
“Ainda temos muito a aprender sobre os tipos de lugares que os sapos usam como abrigo”, disse Rowley em entrevista ao The Dodo. “Na maioria das vezes, vemos sapos quando estão ativos, coaxando ou pulando por aí — para a maioria das espécies, isso ocorre à noite. O que eles fazem enquanto estão abrigados é um mistério para a maioria das espécies de sapos — podem estar em árvores, sob folhas secas no chão da floresta, no meio de juncos em lagos ou debaixo de pedras e troncos. Geralmente é muito difícil encontrar sapos quando estão abrigados — e isso, geralmente, porque não querem ser notados por potenciais predadores!”
Rowley disse que a espécie na foto de Neal é um sapo-motocicleta, que tem o “hábito incomum” de tomar sol.
“Em vez de se esconderem durante o dia, como a maioria dos sapos, eles ficam expostos, muitas vezes ao sol, durante o dia”, explicou Rowley. “Mas, ao contrário de outros sapos arborícolas, eles são relativamente robustos. Não conseguem simplesmente se equilibrar em um pequeno galho — precisam de algo substancial para sustentar seu peso… e têm pequenas almofadas ‘grudentas’ nos dedos, típicas de sapos arborícolas, mas sua aderência não é tão forte.”
“Eu já vi essa espécie em grandes aglomerados de juncos que podem sustentar seu peso”, acrescentou. “É provável que esses sapos-motocicleta tenham subido nas árvores à noite, procurando um lugar para dormir durante o dia, e encontraram esses adoráveis ninhos que oferecem um local confortável para descansar. Eles não precisam se equilibrar delicadamente em um galho — podem se espalhar e sentir-se seguros!”
Rowley também afirmou acreditar que o ninho estava vazio de pássaros, especialmente porque pássaros são conhecidos por comer sapos.
“Acho que são imagens encantadoras que destacam como diferentes espécies de sapos podem ser”, disse Rowley. “A maioria das pessoas pensa em sapos como estando em um lago, mas essa espécie pode passar as noites em um lago, mas sobe em árvores e encontra ninhos de pássaros abandonados e resistentes para dormir e tomar um pouco de sol!”