O passeio de um grupo de pelo menos 20 capivaras causou surpresa a jornalista Aline Barbosa Sandoval, em Ribeirão Preto (SP). Ela conta que voltava para casa pela Avenida Caramuru, uma das mais movimentadas da cidade, quando foi surpreendida pelos animais.
O flagrante aconteceu no dia 10 de julho. Aline voltava do cinema com a irmã quando avistou o grupo. “Vi cerca de 20 capivaras no terreno, mas quando fui gravar elas tinham atravessado a avenida e seguiram para o bairro”, diz. A jornalista disse ainda que chovia no momento em que os animais passaram. “Elas pareciam estar com frio e fugindo”, lembra.
População de capivaras
Apesar de parecer inusitado, cenas como essas têm sido frequentes em Ribeirão Preto. Isso porque há um aumento da população de capivaras na cidade, segundo explica o pesquisador da USP, Carlos Alberto Perez. “As capivaras gostam de lugares abertos e usam a mata apenas para descansar. Ribeirão Preto é uma cidade que tem apenas 8% da mata original de 500 anos atrás, e por causa do desmatamento e das plantações de cana-de-açúcar propicia o aumento desses animais. Por falta de predadores, o controle da população de capivaras não existe mais”, diz Perez.
Fonte: G1