Uma mulher de 23 anos foi presa na tarde desta quinta-feira (11), no município de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com ela foram resgatados 20 galos que seriam utilizados em rinhas, dois macacos saguis e seis pássaros silvestres.
A operação contou com efetivo da Polícia Militar, Fudema (Fundação do Meio Ambiente) e a Polícia Civil. De acordo com a Polícia Civil, os animais eram mantidos em cativeiro, mal alimentados e, alguns, mutilados.
No local também foram encontrados dezenas de ferramentas e equipamentos de manutenção utilizados na construção civil, jardinagem e carpintaria, que seriam frutos de crime de receptação. Acredita-se, também, que foram obtidos com as apostas que aconteciam sempre na região do interior dos municípios vizinhos.
De acordo com a Polícia Civil, há algum tempo a corporação vinha recebendo denúncias anônimas sobre rinhas de galo acontecendo no interior do município e nas cidades vizinhas. Entretanto, a cada evento os criminosos trocavam o local, tornando difícil a identificação e autuação em flagrante de delito.
A suspeita que foi presa vai responder pelos crimes de maus tratos a animais, guarda de animais da fauna silvestre e receptação. Seu marido não se encontrava na residência, foi identificado, porém não foi preso.